David Almeida e equipe de saúde discutem estratégias para combate ao Aedes aegypti, em Manaus
A Secretaria Municipal de Saúde destaca a importância de ações integradas, especialmente com a chegada do período chuvoso na capital amazonense
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida, recebeu, nesta quinta-feira, 26/12, uma comitiva da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), para apresentar o resultado do 2º Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2024 e discutir ações emergenciais no enfrentamento às arboviroses transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
O chefe do Executivo municipal, David Almeida, chama a atenção da população para somar esforços na ação integrada de conscientização e combate a proliferação do Aedes aegypti. “Estamos reunidos com várias secretarias integradas numa ação da prefeitura para trabalhar a conscientização da população em relação à dengue. As chuvas chegaram e nós temos essa preocupação, queremos contar com a sua contribuição e colaboração”, disse.
A secretária municipal de Saúde, Shadia Fraxe, destacou a gravidade da situação, especialmente com a chegada do período chuvoso. “Fazemos um alerta para a epidemia de dengue em nossa cidade. É muito importante que a população esteja consciente sobre os cuidados básicos, como verificar caixas d’água, vasos de plantas e o descarte correto de pneus e lixos, enquanto o poder público intensifica as fiscalizações e ações preventivas”, reforçou.
Os dados apresentados no LIRAa apontam que, dos 63 bairros de Manaus, 11 estão classificados como de alta vulnerabilidade, 32 em média vulnerabilidade e 20 em baixa vulnerabilidade. Os maiores focos de proliferação incluem depósitos móveis, fixos e naturais, como recipientes com água parada e materiais descartados inadequadamente.