Babá Tupinambá grava colega vereador e ex-vereador e deixa Câmara de Parintins na maior saia justa
Eleição da Câmara: vereadores estão chamando Babá Tupinambá de o ‘gravador oficial de Parintins’
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM- Circulam áudios nas redes sociais em que o vereador de Parintins, Babá Tupinambá (PP), é acusado por outros vereadores de ter gravado conversa telefônica, sem autorização.
Os diálogos seriam em torno da tumultuada eleição da Câmara de Parintins, que aconteceu nesta quarta-feira (1 de janeiro de 2025) e que conduziu a presidência o vereador bolsonarista, cabo PM Linhares (PL).
Numa das conversas reservadas por telefone, Babá fala com o ex-vereador Jaime Lobato.
Numa segunda ligação, Babá Tupinambá, conversa com o vereador Flávio Farias, do mesmo grupo de oposição que ele.
As gravações se relacionam aos bastidores da eleição para a presidência da Câmara de Parintins e são citados nomes de políticos como o ex-prefeito Bi Garcia (PSD), o deputado federal e atual secretário de Assistência Social de Manaus, Saullo Viana (União Brasil) e também do governador Wilson Lima (União Brasil).
A gravação de uma conversa telefônica sem autorização não é crime, desde que seja feita por um dos participantes e não envolva assuntos protegidos por sigilo legal. No entanto, a divulgação dessas gravações, sem o consentimento das partes, pode levar a indenizações por danos morais.
Desde ontem (1), dia da eleição da Câmara, que os áudios dos diálogos entre Babá e seus colegas viralizaram nas redes, causando constrangimento e indignação entre os vereadores do legislativo municipal.
O ano de 2025 inicia na Câmara de Parintins sob o efeito de uma bomba-relógio, com o cabo Linhares, na presidência da Câmara [que segundo fontes, não teria cumprido um acordo de chapa com o ex-prefeito Bi Garcia e o novo prefeito, Mateus Assayag] e segundo por Babá Tupinambá está sendo avaliado como inconfiável pela maioria dos vereadores e chamado por colegas de ‘o gravador oficial de Parintins’.
O outro lado
Procurado pela reportagem do deAMAZÔNIA o vereador Babá Tupinambá negou que tenha gravado o vereador Flávio Farias e o ex-vereador Jaime Lobato, em conversas telefônicas.
Ele confirma que falou por telefone com eles, mas diz que não sabe como e nem quem gravou.
“ O telefonema se deu numa mesa redonda, com telefone no viva voz, em que estavam outras pessoas na mesa, e alguém gravou. É comum entre os vereadores a gente colocar o áudio no viva voz. Era uma reunião e alguém gravou”, afirmou.
Indagado Babá ainda respondeu que, mesmo que as conversas tenham sido num dialogo diretamente com ele, este não teria percebido uma terceira pessoa gravando.
“Não sei quem gravou. Só sei que não fui eu. Com toda a certeza eu não fui. E também não sei quem espalhou aos áudios”, concluiu Tupinambá.
Também ouvido pela reportagem o vereador Flávio Farias ( União Brasil) disse que vai processar o vereador Babá Tupinambá por danos morais.