Milton Cunha recebe Título de Cidadão Parintinense
Pesquisador e carnavalesco é homenageado pela Câmara Municipal de Parintins por sua contribuição cultural e dedicação ao maior festival folclórico da Amazônia.
DEAMAZÕNIA PARINTINS – Em uma cerimônia marcada por emoção e reconhecimento, a Câmara Municipal de Parintins concedeu, na manhã desta segunda-feira, 23 de junho, o Título de Cidadão Parintinense ao carnavalesco, cenógrafo, psicólogo, professor universitário e comentarista de carnaval Milton Cunha. A solenidade, de autoria da vice-presidente da Câmara, vereadora Márcia Baranda, foi realizada no plenário da Casa Legislativa e contou com a presença de diversas autoridades locais.
Participaram do evento o presidente da Câmara, vereador Cabo Linhares, e os vereadores Azamor Pessoa, Babá Tupinambá, Fábio Cardoso, Julvan Medeiros e Marcus Cursino. O prefeito de Parintins, Mateus Assayag; o presidente do Boi Bumbá Caprichoso, Rossy Amoêdo; o presidente do Boi Bumbá Garantido, Fred Góes; e o pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), professor doutor Darlisom Ferreira, também prestigiaram a homenagem ao artista, que há décadas enaltece o Festival Folclórico de Parintins com seu talento e entusiasmo.
Natural de Belém do Pará, Milton Cunha é reconhecido nacionalmente como uma das vozes mais emblemáticas do Carnaval brasileiro, além de ser um multiartista, pesquisador e figura carismática. Apaixonado pelo Festival de Parintins desde os anos 1970, ele já participou como comentarista oficial nas transmissões televisivas e mantém uma ligação afetiva com a cidade.
Durante seu discurso, a vereadora Márcia Baranda destacou a relevância da contribuição de Milton Cunha para a cultura parintinense. “Milton é muito mais do que um artista, ele é um verdadeiro embaixador do Festival Folclórico de Parintins no Brasil e no mundo. Esta homenagem é um gesto de gratidão por tudo que ele representa para a nossa história e identidade cultural”, afirmou emocionada a parlamentar.
Em nome da UEA, o professor doutor Darlisom Ferreira agradeceu à Câmara Municipal de Parintins pela propositura e classificou a homenagem como um momento histórico.
Ele também expressou gratidão ao homenageado por seu amor e dedicação à divulgação do Festival Folclórico de Parintins no Brasil e no exterior, destacando a honra que sentiu ao presenciar esse reconhecimento.
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, exaltou a importância do homenageado para a cidade, para o Festival Folclórico e para o povo parintinense, agradecendo por tudo o que ele tem feito por essa terra. “Milton Cunha realiza um trabalho maravilhoso, fantástico, não apenas por Parintins, mas pela cultura popular, pela arte, pelo talento.
Milton é uma magia que encanta a todos. Além da arte e da cultura que você ajuda a divulgar diariamente, o Festival passou a ter outras dimensões com sua contribuição.
Você é um formador de opinião e leva a nossa arte, o nosso povo, a nossa identidade mundo afora. Muito obrigado por tudo, e parabéns por se tornar cidadão parintinense”, declarou o prefeito.
O presidente da Câmara, vereador Cabo Linhares, afirmou que hoje celebramos mais do que uma homenagem, reconhecemos uma trajetória de amor à cultura brasileira. “Milton Cunha é um ícone que levou o nome de Parintins para além das nossas fronteiras, com sensibilidade, talento e compromisso com a arte popular.
Sua dedicação ao Festival Folclórico valoriza ainda mais a identidade do nosso povo. É uma honra tê-lo agora como cidadão parintinense”, evidenciou o parlamentar.
Com sua emoção contagiante, Milton Cunha compartilhou sua trajetória com Parintins, desde a primeira vez que pisou na cidade.
Falou sobre a importância dos bois, do Festival Folclórico e de seu encantamento profundo por esse evento e por essa terra. “Os bois expressam a sabedoria do nosso povo. Agradeço às autoridades, mas, acima de tudo, agradeço aos bois, que nos concedem o direito de sonhar. Crianças que dançam, que sonham, que celebram sua cultura e sua identidade no mundo. Parintins é uma cidade mais feliz. Encantado, Parintins! Encantado de ser parintintin!”, declarou o mais novo cidadão parintinense.
Doutor em Letras e especialista em festas populares, Milton Cunha também atua como pesquisador do Festival Folclórico de Parintins, produzindo conteúdo acadêmico e artístico sobre o evento. Ele se tornou “Embaixador Cultural” de Parintins, contribuindo para levar o festival ao imaginário do Brasil urbano e midiático.
O título entregue a Milton Cunha simboliza o reconhecimento do povo de Parintins ao seu papel fundamental na valorização e divulgação do festival, considerado um dos maiores espetáculos culturais do Brasil.
Estação da Cultura abre atividades para o público nesta segunda-feira