Prefeito de Parintins diz que escolha de jurados foi transparente e que acusação do Caprichoso ‘é irresponsável’

Mateus disse que assumiu as rédeas da comissão e que para evitar vazamento de nomes comprou, pessoalmente, às passagens dos jurados  

Prefeito de Parintins, Mateus Assayag, ao lado da vice Vanessa Gonçalves, durante coletiva de Imprensa, nesta terça (1)

  

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, classificou as declarações do presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, de irresponsável e perigosa para a imagem da cidade e do festival.

Amoedo questionou a atuação da Comissão Julgadora do Festival de Parintins 2025, acusou dois jurados de manipulação do resultado da festa folclórica e disse que entrará na Justiça para pedir a anulação do título de campeão do boi Garantido.

“Foi uma irresponsabilidade e uma imaturidade que pode gerar proporções gigantescas para o município de Parintins. O que estou fazendo aqui é reposicionar a verdade sobre o Festival de Parintins, que caminha firme, segue em frente e cresce cada vez mais”, afirmou Assayag, durante coletiva de Imprensa  realizada da tarde desta terça-feira (1), na Prefeitura.

Segundo o prefeito, a escolha dos jurados foi conduzida com total transparência e dentro do que prevê o regulamento. Ele ressaltou que, após o vazamento dos nomes da lista de dez jurados, foi realizado um novo sorteio, como prevê o regulamento, inclusive sem necessidade da presença dos bois. Nesta reunião estavam presentes três promotores de Justiça.

“Mesmo assim, para garantir a lisura do processo, solicitei a presença do Ministério Público no novo sorteio”, explicou o prefeito.

O vazamento dos dez primeiros nomes sorteados da comissão do júri derrubou o presidente da Comissão de Escolha de Jurados, Hudson Corrêa e o prefeito empossou o engenheiro civil, Vanderlei Pantoja, na presidência.

Na coletiva, Mateus Assayag exibiu documentos, conversas e provas de que ele próprio comprou as passagens e fez reservas de hospedagem para os jurados, para fins de segurança e do sigilo das informações do grupo de jurados.

O prefeito disse também que após o sorteio dos jurados, ele pessoalmente, manteve contato com os jurados os convidando para julgar a festa.

“Eu mesmo telefonei para os jurados, os convidando. Eu fiz a compra das passagens e eu mesmo fiz as reserva dos dos jurados no hotel. Essa medida foi tomada justamente para evitar qualquer novo vazamento de informações”, concluiu.

Processo de seleção de jurados

Mateus também rebateu as alegações de que os bumbás desconheciam o processo de seleção e que determinados jurados não teriam currículo adequado. “Os dois presidentes tiveram tempo suficiente para analisar, um a um, os currículos dos candidatos ao sorteio. Esses mesmos currículos foram aprovados por ambos”, disse.

Quanto às impugnações apresentadas pelos bois sobre alguns nomes sorteados, o prefeito afirmou que todas foram indeferidas pela comissão. “A comissão não pode impedir jurado por suposições”, argumentou. Ainda segundo ele, os jurados foram instruídos pessoalmente sobre a importância da seriedade no julgamento. “Conversamos com cada um, explicando a responsabilidade e o impacto de cada nota para o festival e para a cidade.”

O prefeito se solidarizou aos jurados e anunciou que, em agosto, vai convocar os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido para discutir alterações no regulamento do festival e no formato de escolha dos jurados, reforçando o compromisso com a integridade e a prosperidade da festa.

“Fizemos o maior Festival de todos os tempos”, declara prefeito de Parintins

Na mesma coletiva, o prefeito Mateus Assayag também apresentou um balanço geral do Festival de Parintins 2025, destacando os números históricos alcançados nesta edição.

“Fizemos o maior Festival de todos os tempos em todos os sentidos”, declarou o prefeito.  Ele apresentou dados de público, investimentos, com recursos das esferas municipal, estadual e federal, além de ressaltar a estrutura montada na cidade, a logística envolvida e a organização do evento como um todo.

Assayag enfatizou ainda a presença de autoridades políticas de diversas regiões do Brasil, que prestigiaram a festa, reforçando a projeção nacional do evento. “Tivemos ganhos gigantescos que me deixam extremamente feliz e com a certeza de que o Festival de Parintins alcançou um novo patamar”, afirmou.

COLETIVA DE IMPRENSA, do prefeito de Parintins, Mateus Assayag

LEIA TAMBÉM

Presidente do Caprichoso pede anulação do Festival 2025 e acusa Comissão da Prefeitura de favorecer Garantido com jurados

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *