Presidente do Caprichoso pede anulação do Festival 2025 e acusa Comissão da Prefeitura de favorecer Garantido com jurados
Rossy Amoêdo acusa dois jurados de manipularem resultado do Festival de Parintins 2025, diz que buscou impugnar nomes, mas não teve pedido atendido; VIDEO
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O presidente do Caprichoso, Rossy Amoêdo disse, nesta terça-feira (1/7), que a agremiação cultural pedirá na Justiça a anulação do resultado do Festival de Parintins que proclamou o Garantido campeão de 2025.
Amoedo acusa a Comissão de Escolha de jurados da Prefeitura de Parintins de vazamento da lista dos jurados e de favorecimento ao boi Garantido. O dirigente acusou ainda, sem apresentar provas, dois jurados de atuarem para manipular o resultado da festa.
“Primeira relação de jurados vazou para o boi Contrário e foi eliminado. Vai para comprar de passagens e mais uma vez há vazamento para o Garantido, onde esses jurados não os agradaria”, afirmou o presidente durante coletiva de Imprensa, na sede do Caprichoso.
“Houve a mudança de jurados sem chamar eu e o Fred Góes. Solicitamos abertura do envelope onde os nomes foram sorteados numa reunião com a presença do juiz. Porque foi feita a troca de jurados e não usaram os suplentes já que esses jurados poderiam estar corrompidos por vermelho e azul?”, pontuou o presidente do boi azul e branco.
“Eu fiz duas perguntas ao prefeito: houve vazamento dos nomes sorteados? O prefeito desviou a resposta. Conversamos outros assuntos e eu perguntei de novo. Ele pediu que eu me tranquilizasse, que estava sendo resolvido da melhor forma e nós confiamos”, continuou.

O presidente do Caprichoso disse também que protocolou na Prefeitura o pedido de impugnação dos nomes dos jurados Hylnara Anny Vidal e Marcos Moreira, mas que não teve o pedido atendido pela comissão e pelo prefeito Mateus Assayag.
“Mandei um dossiê ao prefeito sobre a jurada do que ela ia fazer e porque ia fazer. O prefeito não deu voz ao Caprichoso. Para mim ele deu mais voz ao outro boi”, asseverou.
Rossy disse ainda que não foi informado sobre a substituição do presidente da comissão, Hudson Correa, pelo engenheiro Vanderley Pantoja e que também não foi comunicado da mudança de jurados.
“ Eu não fui oficialmente informado quem era o novo presidente, quem seria a nova comissão e o que teria acontecido. Houveram algumas reuniões, não sei se o prefeito estava presente, mas que só o boi Contrário reuniu com a comissão ou com o prefeito. Muitas mudanças foram feitas porque essas reuniões aconteceram. Isso aconteceu”, acentuou Amôedo.
O presidente do Caprichoso acionou o jurídico para recorrer da proclamação do Garantido campeão e disse que vai propor mudança no regulamento do Festival 2026. “Iremos a Justiça para que o Festival seja zerado, anulado. Vamos discutir um novo regulamento para 2026, porque este regulamento de hoje não existe mais ’, concluiu.
“Irresponsabilidade sem tamanho”, diz prefeito de Parintins
O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, classificou a coletiva do presidente do Caprichoso, Rossy Amoedo, como um ato irresponsável. Mateus negou que tenha ocorrido favorecimento da comissão de escolha de jurados a qualquer bumbá e disse que o trabalho foi pautado na transparência.
“O que foi feito hoje foi uma irresponsabilidade sem tamanho e de proporções gigantescas que só vamos saber ao longo do tempo. O que foi feito hoje na coletiva [ de Imprensa do Caprichoso] foi de uma imaturidade e de uma irresponsabilidade que pode ter proporções para cidade de Parintins, gigantescas. O que estou fazendo hoje é repondo a verdade para que o Festival de Parintins possa caminhar firme, seguindo em frente, avançando e crescendo cada vez mais”, disse Assayag, em coletiva de Imprensa convocada para a tarde desta terça, logo após as declarações do dirigente do boi azul e branco.
A reportagem não conseguiu contato com os jurados Hylnara Anny Vidal e Marcos Moreira, citados pelo presidente do Caprichoso durante a coletiva de Imprensa. O Espaço segue aberto para o posicionamento deles.
VÍDEO – Coletiva de Imprensa do presidente do Caprichoso, Rossy Amôedo
VÍDEO – Coletiva de Imprensa do prefeito de Parintins, Mateus Assayag