Pesquisas Census e Ipem colocam Maria do Carmo na disputa pelo segundo turno
Pesquisas ativaram modo turbo de Maria do Carmo, após divulgar alta rejeição do prefeito David Almeida

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Desde que duas pesquisas de intenções de votos foram divulgadas que a empresária Maria do Carmo (PL) enxergou a possibilidade de disputar o segundo turno das eleições com o senador Omar Aziz (PSD) e intensificou viagens ao interior do Estado.
Isso porque a Pesquisa Census coloca a presidente da Fametro no segundo turno, em 2026. A pesquisa diz que Omar tem 40%, contra 26% de Maria e 20% de David.
O Ipem, embora dê o número divergente da Census, assinalando David logo depois de Omar, nas intenções de voto, há um dado que dá vantagem e aumenta a probabilidade de Maria está no segundo turno, que é a alta rejeição do prefeito de Manaus.
Os dados da Census justifica o fato de Maria está na segunda colocação quando aponta a rejeição da gestão de David Almeida em 63%. Nível catastrófico.
Na pesquisa simulada o Ipem cravou Omar com 33,8% das intenções de votos, David com 26,1% e Maria do Carmo com 17,6% (num cenário apenas com os três na briga pelo governo).
O Ipem também assinala que a maior rejeição é a do prefeito, mas, segundo este estudo com um percentual menor: 36,10%. Nível extremamente perigoso.
Na consulta do Ipem, Omar assinala a menor rejeição com 22,70% e Maria do Carmo somou 25,50%.
Com os dados da Census e do Ipem favoráveis debaixo do braço, Maria do Carmo ligou o motor e seguiu rumo ao Alto Solimões. Esta semana, a empresária visitou as cidades de Benjamin Constant e Tabatinga, na tríplice fronteira.
Já o prefeito David Almeida viu nos números a condição para mudar o cenário. Adotou uma nova postura, admitiu erro na comunicação, e agora implementou uma campanha chamada de ‘operação verdade’.
Enquanto isso, o senador Omar Aziz ganha as ruas de Manaus visitando feirantes e fazendo corpo a corpo, para ampliar sua base eleitoral na capital.
A pesquisa Ipem foi divulgada no dia de 28 novembro e a Census Consultoria no dia 5 de dezembro.
PESQUISA CENSUS

PESQUISA IPEN


