Jecinaldo Sateré, que enfrentou Bolsonaro em 2008, é o novo coordenador do Dsei, Parintins (AM)
Mecias Bulete foi exonerado após série de denúncias no Ministério da Saúde que envolviam suposta interferência do pai, Mecias Sateré, na gestão do Dsei

DEAMAZÔNIA BRASÍLIA -O líder indígena, Jecinaldo Sateré, foi nomeado novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins (Dsei) no lugar de Mecias Bulete Jr, filho do ex-prefeito de Barreirinha, Mecias Sateré.
A nomeação de Jecinaldo foi publicada hoje (28) no Diário Oficial da União e a exoneração de Bulete também. O Dsei Parintins tem jurisdição em Maués, Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.
A demissão de Bulete ocorre após série de denuncias no Ministério da Saúde de suposta interferência do pai, o ex-prefeito de Barreirinha, Mecias Satere, na gestão do Dsei Parintins.
Quem é o novo coordenador do Dsei
Jecinaldo Sateré é liderança reconhecida nacionalmente por sua atuação em defesa dos povos originários da Amazônia.
Ele é ex-coordenador da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira) e atual coordenador dos Direitos Sociais Indígenas do Departamento de Promoção da Política Indigenista, do ministério de Guajajara.
Em maio de 2008, Jecinaldo protagonizou um caso de repercussão nacional ao enfrentar o então deputado federal Jair Bolsonaro ( ex-presidente da República), durante audiência pública na Câmara Federal, em Brasília,
O indígena amazonense jogou um copo d’água em Bolsonaro que era contra a homologação da reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, e defendia os garimpeiros.
PORTARIA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

LEIA TAMBÉM

