4 vereadores de Boa Vista do Ramos podem ser cassados por suposta fraude na cota feminina
Denúncia apresentada a Justiça Eleitoral é de que candidata a vereadora não votou nela própria, outras tiveram votação inexpressiva e ainda pediram votos para concorrentes

DEAMAZÔNIA BOA VISTA DO RAMOS, AM – Quatro vereadores da Câmara de Boa Vista do Ramos podem ter os mandatos cassados se a Justiça Eleitoral entender que os partidos PSD e Republicanos fraudaram a cota de gênero, nas eleições de 2024. Os partidos são obrigados a destinar 30% da legenda para candidaturas femininas.
O Republicanos elegeu em 2024 os vereadores Augustinho Azevedo e Romero Valente e o PSD venceu com Renan Antunes e Messias Silva.
O processo sustenta que candidaturas femininas teriam sido registradas apenas para cumprir formalmente a legislação eleitoral, sem a realização de campanha efetiva.
Na denúncia, cinco candidatas a vereadora do PSD e do Republicanos teriam obtido ‘votação zerada ou inexpressiva e ainda a prestação de contas apresentaria ausência de movimentação financeira relevante e inexistência de atos concretos de campanha’.
Foram juntados também vídeos de duas supostas ‘candidatas laranjas’ pedindo votos para vereadores concorrentes.
O caso está sob análise da 5a. Zona Eleitoral Eleitoral do Município, em fase de alegações finais, para entrar na pauta de julgamento e pode impactar a composição da Câmara Municipal, caso os pedidos sejam aceitos.
A Câmara de Boa Vista do Ramos é composta por 11 vereadores.

