Seca no Rio Madeira paralisa uma das maiores hidrelétricas do Brasil

Esta é a primeira vez que a hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), é desativada devido à falta de chuvas

Divulgação/Ibama

DEAMAZÔNIA PORTO VELHO, RO – A Usina de Santo Antônio, uma das maiores hidrelétricas do país, instalada no Rio Madeira, em Porto Velho (RO), foi desligada, neste domingo (1/10). A causa do desligamento é a seca dos rios na Amazônia.

Não há previsão de retomada das operações na usina. Esta é a primeira vez que a hidrelétrica é desativada devido à falta de chuvas.

A empresa Santo Antônio Energia divulgou um Comunicado onde afirma que o nível do rio está 50% abaixo da média histórica.

 “A Santo Antônio Energia, em reflexo dos baixos níveis de vazão registrados atualmente no rio Madeira, aproximadamente 50% abaixo da média histórica, interrompeu excepcionalmente a operação da Hidrelétrica Santo Antônio, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)”, diz  comunicado da usina, publicado nesta segunda-feira (2/10).

A Usina Santo Antônio é responsável por cerca de 4% do consumo nacional de energia em época de cheia, mas com a escassez de chuvas na Região Norte a geração de energia fornecida pela usina é reduzida.

Seca na Amazônia

A região Amazônica tem passado por uma das maiores secas da história.

Segundo dados do Centro de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a seca pode bater recordes durante esse ano e se estender até o inicio do ano de 2024.

A previsão do órgão do governo federal é de que a seca seja amenizada apenas a partir de março ou abril do próximo ano.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *