Vanessa Grazziotin vai assumir cargo de diretora-executiva na OTCA

Organização do Tratado de Cooperação Amazônica reúne oito países da região, em causas sobre meio ambiente, indígenas, saúde, ciência e tecnologia, entre outros

Ex-senadora Vanessa Grazziotin (Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado)

DEAMAZÔNIA BRASÍLIA – A ex-senadora do Amazonas, Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), assumirá a partir de fevereiro de 2024 o cargo de diretora-executiva na OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica). A entidade reúne oito países da região.

Com isso, o Brasil volta a ter uma indicação política após três diretores técnicos passarem pelo posto.

Grazziotin substituirá o diplomata Carlos Lazary, que ocupa o cargo desde 2019 e já foi embaixador do Brasil no Peru e no Equador. Ela foi eleita para o mandato de três anos em reunião realizada em 23 de novembro.

A informação é da colunista Laura Braga, do site Metrópoles.

Conforme a matéria, antes da ex-senadora, o último político a ser indicado pelo Brasil foi o ex-deputado federal Marcos Afonso (PT-AC), que atuou como diretor administrativo entre 2004 e 2007.

Fundada em 1995, a OTCA é formada por Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. A entidade atua com programas e atividades ligados ao meio ambiente, questão indígena, saúde, ciência e tecnologia, entre outros.

A ex-senadora Vanessa Grazziotin é farmacêutica e foi deputada federal por três mandatos. Foi uma crítica do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *