Senador Omar Aziz vai presidir CPMI do INSS
A Polícia Federal reuniu indícios de cobrança indevidas das mensalidades associativas do INSS de 2019 a 2024
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O senador Omar Aziz (PSD) vai presidir a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar a fraude do INSS envolvendo o desvio de recursos de descontos de aposentados e pensionistas.
O relator será o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), escoljodo pelo presidente da Câmara, Hugo Mota.
Segundo o Metrópoles, Omar se reunirá com o relator nesta segunda-feira (18) para alinhar pauta da comissão. O encontro será no gabinete de Omar.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, informou que a A CPMI deve ser instalada na próxima semana e será composta por 15 deputados e 15 senadores titulares.
A Comissão Mista de Inquérito terá 180 dias para apresentar o relatório final sobre as fraudes nos descontos de aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
“Aquele que fez alguma coisa que prejudicou os pensionistas, seja de qual governo for, vai ter que ser punido. Não me interessa o governo. Se houve erro no governo Bolsonaro, que se responda. Se foi no governo Lula, o tratamento será o mesmo”, afirmou Omar.
Em abril deste ano, operação da CGU (Controladoria-Geral da União) levou à descoberta de escândalo envolvendo descontos indevidos em benefícios do INSS feitos por sindicatos e associações. A investigação da Polícia Federal aponta que, de 2019 e 2024, foram descontados R$ 6,3 bilhões, dos quais parte é ilegal.