Curso de Comunicação Social da Ufam/Parintins muda de nome e passa a ter estágio

Estágio supervisionado do curso de Jornalismo passa a integrar a nova Matriz Curricular a partir de 2024, além de novas disciplinas atualizadas com o mercado profissional

(Imagem: Divulgação)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O curso de Comunicação Social/Jornalismo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), muda de nomenclatura e passa a ser denominado ‘Curso de Jornalismo’.

A medida se deu por meio da Resolução Nº 51 de 25 de agosto de 2023, que cria nova matriz curricular a partir da atualização do projeto Político Pedagógico (PPC), do curso.  As mudanças são para atender às Diretrizes Curriculares para os cursos de Jornalismo (DCNs) do Brasil, em vigor desde 2013, e para melhorar a formação dos profissionais em Jornalismo.

O Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social/Jornalismo (NDE), nos últimos anos, se reuniu e atualizou o Projeto Político Pedagógico do curso (PPC). Algumas das novas disciplinas da matriz do curso são Leitura, Redação e Expressão Oral em Jornalismo, Laboratório de Produção em Jornalismo, Laboratório de Produção em Audiojornalismo, Laboratório de Produção em Telejornalismo, Teorias e Práticas do Jornalismo Especializado e Estágio Supervisionado. Outras disciplinas passaram por atualização de ementas e bibliografia.

No decorrer do processo de atualização, diversas consultas públicas foram feitas à comunidade acadêmica e externa à universidade para coleta de sugestões e demandas da sociedade. Para a coordenadora do curso, professora Hellen Picanço, a mudança é muito importante para atender às necessidades do jornalismo na atualidade:

“A nova matriz curricular responde às demandas do jornalismo na atualidade, trazendo como principais mudanças a implantação do estágio supervisionado e das disciplinas de laboratório para os alunos terem já na sua formação a prática do jornalismo, desde o primeiro período. Trabalhamos para que nossos alunos, desde os primeiros períodos já se sintam plenamente envolvidos com a prática do jornalismo”.

O novo Projeto Político Pedagógico está vigente para os os acadêmicos que ingressarem na Ufam-Parintins a partir do ano letivo de 2024. Já os alunos atualmente matriculados vão continuar regidos pela matriz curricular anterior, de 2012. A previsão é que, em até 4 anos, ocorra a transição completa para nova matriz.

Serviço:

Link resolução: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/7585

Link Matriz : https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/7586

Link PPC: https://edoc.ufam.edu.br/handle/123456789/7587

Link  DCNs: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19121

Link matriz 2012 – https://icsez.ufam.edu.br/cursos-de-graduacao/comunicacao-social/matriz-curricular.html

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831