Prefeitura atinge a marca de 300 ônibus novos, em Manaus

Novos coletivos se juntarão à frota existente que inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas

DEAMAZÔNIA  MANAUS,  AM – Como parte de mais uma etapa de renovação da frota de ônibus urbanos da capital amazonense, o prefeito de Manaus, David Almeida, entregou, nesta segunda (23/10), 40 novos veículos à população.

Com a ação realizada na véspera do aniversário de 354 anos da cidade, na alameda Alphaville, bairro Novo Aleixo, zona Leste, a prefeitura, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), alcança a marca de 300 veículos novos, totalmente modernos, viabilizados pela atual gestão.

“Esses ônibus vão servir, em sua maioria, as zonas Norte e Leste, e alguns vão atender também a zona Oeste de Manaus. Assim, nós chegamos a 300 ônibus novos na nossa gestão, sendo que, até o final do ano, teremos mais 75 veículos entregues para o transporte coletivo. É importante ressaltar que nós finalizamos também a licitação para o transporte alternativo e executivo, e esses ônibus vão ser trocados a partir do ano que vem. No total, 320 novos ônibus vão servir a essa modalidade, que agora nós vamos chamar de ‘transporte complementar’, que entram também nesse novo serviço ofertado na cidade de Manaus no transporte coletivo”, assegurou Almeida.

Foto – João Viana/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom
Foto – João Viana/Semcom e Dhyeizo Lemos/Semcom

Segundo o chefe do Executivo municipal, o processo de renovação da frota e os investimentos em tecnologia fazem parte do compromisso de garantir mais segurança e conforto para a população. Além dos 40 entregues hoje, mais sete, que estão em trânsito, serão integrados à frota de Manaus nos próximos dias.

“Nós avançamos na reforma de terminais, na melhoria do sistema de transporte coletivo, novos ônibus com ar-condicionado, que vai dar mais qualidade de vida e conforto para a população. Nós queremos também recuperar aqueles terminais de bairro, trocar aquela estrutura, colocar ar-condicionado, banheiro digno, e já estamos trabalhando nesse planejamento para avançar cada vez mais”, completou o prefeito.

Todos os veículos entregues possuem condicionadores de ar, rampa para cadeirantes e são do tipo convencional e padron (modelo maior que permite transportar mais passageiros). Além disso, possuem suspensão pneumática e são montados com carroceria Marcopolo. Nos novos coletivos, também serão instaladas câmeras de segurança e elevador de acessibilidade.

“Além de serem ônibus novos, têm todo aquele sistema interno de vigilância por câmera, com um motor menos poluente, e isso está sendo possível, graças a determinação do prefeito David, de priorizar o transporte coletivo da cidade de Manaus, priorizando a mobilidade urbana”, completou o diretor-presidente do IMMU, Paulo Henrique Martins.

Os novos coletivos se juntarão à frota existente, que atualmente inclui 1.166 ônibus distribuídos em 218 linhas, atendendo todas as áreas da cidade, incluindo a zona rural. O sistema de transporte da capital registra mais de 500 mil passagens, diariamente, refletindo a importância do transporte público na vida dos cidadãos.

Novas viaturas

Na ocasião, também foram entregues novas viaturas destinadas à fiscalização de trânsito. Em um evento marcado por esforços contínuos para melhorar a mobilidade e segurança nas vias da cidade, foram apresentadas 27 viaturas de quatro rodas e 198 viaturas de duas rodas, que, agora, integrarão a frota operacional do IMMU.

As novas viaturas foram distribuídas, estrategicamente, nas quatro zonas de Manaus, visando atender, de maneira mais eficaz, as demandas de fiscalização e monitoramento do trânsito em diferentes regiões da capital. Esse investimento demonstra o comprometimento da gestão municipal em prover recursos necessários para aprimorar as operações de trânsito, contribuindo para uma circulação mais segura e organizada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831