Ministério do Desenvolvimento avalia orla de Parintins para iniciar obra do muro de arrimo

Somente após a fase de vistoria, a obra segue para avaliação do Ministério e, consequentemente, ao processo licitatório; quatro setores da orla foram visitados

Prefeitura de Parintins e Ministério do Desenvolvimento Regional avaliam orla da cidade (Fotos: Júnior Preto)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Uma equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) está em Parintins para avaliar as áreas da orla da cidade onde será construído o muro de arrimo. Esta semana, os engenheiros do governo federal e da Prefeitura de Parintins fizeram uma visita in loco.

A avaliação é o pontapé inicial dos trabalhos de construção da estrutura que busca resguardar a área frontal da ilha. O muro de arrimo terá 2,3 quilômetros de extensão.

Para atendimento ao processo burocrático, o engenheiro civil do MDR, Alexandre Alves, disse, visita técnica que a verificação in loco é essencial para avaliar a situação da orla e confirmar a real necessidade da obra. Alexandre afirmou que “a orla está bastante erodida e realmente está precisando de uma obra para estabilizar o local”.

O engenheiro conversou com o prefeito de Parintins, Bi Garcia, e o secretário de Obras, Albano Albuquerque.

A obra será realizada com emenda do senador Omar Aziz (PSD), orçada em R$ 60 milhões.

VISITA

A equipe do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) percorreu os quatros setores onde serão erguidos muros de contenção: setor 01 corresponde do Matadouro Público à Marina Morena (bairro Santa Clara); setor 02 se estende do hospital Jofre Cohen até o porto da cidade (Centro); setor 03 que abrange área do São Benedito e setor 04 que vai do São Benedito à Cidade Garantido.

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (União), destaca o cumprimento de todas as etapas para a mais breve execução da obra. Segundo ele, devido à grandiosidade do projeto, o processo é bastante burocrático.

“A gente quer realmente que seja acelerada essa avaliação e autorizado o processo licitatório pra começar a obra. Estamos trabalhando nisso há mais de dois anos e não é fácil aprovar um projeto de muro de arrimo para o interior do Amazonas. É muita burocracia, mas a gente está avançando e acredito que brevemente a gente possa receber essa autorização para fazer o processo licitatório”, destaca.

A obra do muro de arrimo é uma antiga demanda da cidade que a Prefeitura de Parintins pleiteia junto ao Governo Federal. Todas as exigências são cumpridas pelo poder público municipal para início da execução da obra.

Passada essa fase de vistoria, segue para avaliação do Ministério e, consequentemente, ao processo licitatório.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831