Omar Aziz preside a CPI da Braskem
CPI foi instalada hoje (13) no Senado para investigar desastre ambiental em Maceió (AL)
A CPI da Braskem foi instalada nesta quarta-feira (13), no Senado Federal. O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi eleito o presidente e o senador Jorge Kajuru (PSB-GO), o vice-presidente.
A CPI visa investigar a responsabilidade da companhia no desastre ambiental que ocasionou no afundamento de 20% da cidade de Maceió (AL).
Omar deve indicar o nome para a relatoria da CPI quando começar os trabalhos em fevereiro de 2024.
“Assumir a presidência de uma CPI da Braskem é algo a ser feito com muita responsabilidade. O fato determinado atingiu milhares de famílias em Maceió e, além de investigar as responsabilidades, precisamos propor soluções para que isso não se repita nunca mais no Brasi”, afirmou o senador Omar, nas redes sociais.
A CPI terá até 120 dias, com possibilidade de prorrogação, para funcionar. A contagem de dias será paralisada durante o recesso legislativo, iniciado em 23 de dezembro. O colegiado também terá 11 membros titulares e 7 suplentes.
Omar Aziz já presidiu a CPI da Pandemia, uma das mais importantes da história e que, no auge da pandemia de Covid-19, pressionou o Governo Federal a acelerar a compra de vacinas para a população, além de escancarar um esquema de corrupção envolvendo uma negociação superfaturada dos imunizantes.
Leia, abaixo, os integrantes da CPI da Braskem:
Titulares
Renan Calheiros (MDB-AL);
Efraim Filho (União Brasil-PB);
Rodrigo Cunha (Podemos-AL);
Cid Gomes (PDT-CE);
Omar Aziz (PSD-AM);
Jorge Kajuru
Otto Alencar (PSD-BA);
Rogério Carvalho (PT-SE);
Wellington Fagundes (PL-MT);
Eduardo Gomes (PL-TO);
Dr. Hiran (PP-RR).
Suplentes
Fernando Farias (MDB-AL);
Jayme Campos (União Brasil-MT);
Soraya Thronicke (Podemos-MS);
Angelo Coronel (PSD-BA);
Fabiano Contarato (PT-ES);
Magno Malta (PL-ES);
Cleitinho (Republicanos-MG)