PIM tem primeira fábrica da América Latina a obter certificação em indústria 4.0
A metodologia alemã da ACATECH de Indústria 4.0 prepara e reconhece o grau mais elevado de industrialização inovadora
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) se reuniu nesta quinta-feira (17), na sede da Autarquia, com representantes da Academia de Ciência e Engenharia da Alemanha (Acatech), Jabil, CITs e Fundação Paulo Feitoza.
A reunião serviu principalmente para a oficialização do anúncio de que a Jabil – fabricante de uma gama diversificada de produtos no Polo Industrial de Manaus (PIM) – se tornou, na terça-feira (15), a primeira indústria 4.0 da América Latina a obter certificação da Acatech.
A metodologia Acatech – representada no encontro pelos senhores Sebastian Schmitz e Julian Witowski -, originada na Alemanha, é uma abordagem estruturada que visa promover o conhecimento e a adoção dos princípios da Indústria 4.0 nas empresas. Ela compreende uma série de etapas, incluindo treinamentos, avaliações de maturidade e orientações para a evolução das organizações rumo à excelência 4.0. Esse enfoque, centrado na transformação digital e na otimização dos processos industriais, de acordo com os especialistas, é fundamental para a competitividade das empresas em um ambiente globalizado e cada vez mais conectado.
De acordo com o professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e fundador da empresa de consultoria em tecnologia MC Tech, Manuel Cardoso, que estava presente à reunião, a certificação obtida pela Jabil representa um fato histórico para o fortalecimento da competitividade da indústria brasileira. “O modelo Alcatech é focado fundamentalmente na capacidade competitiva que você tem, e essa análise não é regional, não é nacional, ela é global. Essa certificação pioneira cria, portanto, um referencial de competitividade na Zona Franca de Manaus que poderá atrair novos negócios pra cá. O que esperamos com esse exemplo da Jabil – e volto a repetir que estamos fazendo história – é que com isso muitas empresas nos enxerguem como opção para manufaturar seus produtos de uma forma competitiva para que eles possam trabalhar o mercado como desejam”, afirmou Cardoso.
O superintendente Bosco Saraiva parabenizou a Jabil e todos os demais parceiros envolvidos na obtenção da certificação. “Estender os cumprimentos aos profissionais da Fundação Paulo Feitoza, do CITs e da Jabil, e dizer que essa certificação de alto padrão representa o amadurecimento efetivo do Polo Industrial de Manaus. É um avanço tecnológico a partir da adoção de uma metodologia global e que eleva o PIM para os patamares superiores da modernização da indústria brasileira”, disse Saraiva, acompanhados dos adjuntos da Autarquia Frederico Aguiar (Executivo), Leopoldo Montenegro (Projetos), Waldenir Vieira (Desenvolvimento e Inovação Tecnológica) e Carlito Sobrinho (Administração).
MPAM reforça capacidade investigativa com acesso a sistema de análise bancária do MP Militar