Sidney Leite pede que ONU investigue EUA por violações de direitos humanos na deportação de brasileiros

Deputado federal do Amazonas acionou o Itamaraty e a ONU para que seja garantido respeito à dignidade humana nas viagens de repatriação

Sidney Leite - Foto: Divulgação

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O deputado federal Sidney Leite (PSD-AM) encaminhou às Organizações das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (28/01), uma queixa sobre os relatos de violações de direitos humanos sofridos por brasileiros deportados pelo governo dos Estados Unidos.

Neste fim de semana, problemas técnicos de um voo com 88 brasileiros expulsos pelo governo americano expuseram as condições insalubres impostas nesse transporte.

Além da ONU, o deputado federal do Amazonas também apresentou reclamação ao Ministério das Relações Exteriores, cobrando uma apuração rigorosa sobre os relatos de violência apresentados pelos brasileiros.

Além de desembarcarem em solo brasileiro algemados pelos pés e pelas mãos, os brasileiros informaram que sofreram privações durante os voos e, uma das pessoas, mostrou hematomas de agressões que teriam sido praticadas por agentes do governo americano. Um Boletim de Ocorrência foi registrado na Polícia Federal.

Em um ofício endereçado ao secretário-geral das Nações Unidas, Antonio Gutierrez, o deputado do PSD do Amazonas falou da grave preocupação com os relatos de abusos de direitos humanos, desrespeito à dignidade e à integridade sofridas pelos deportados.

“Informações de deportações em massa em condições desumanas, com agressões físicas, detenções prolongadas, condições precárias em centros de detenção e a falta de esclarecimentos sobre os direitos desses indivíduos têm sido recorrentes, são fatos públicos e notórios amplamente noticiados nos meios de comunicação social.”

O deputado acrescenta: “Venho solicitar à Organização das Nações Unidas (ONU) que tome as medidas necessárias para investigar a conduta do governo dos Estados Unidos da América no que tange ao tratamento de brasileiros em situação de imigração irregular. Verificamos que este comportamento fere os princípios fundamentais dos direitos humanos estabelecidos pela Carta das Nações Unidas e outros tratados internacionais dos quais os Estados Unidos são signatários.”

LEIA TAMBÉM

Governador Wilson Lima anuncia ações de enfrentamento às queimadas para este ano

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *