Brigada luta para combater incêndios na zona rural de Parintins e Prefeitura pede consciência da população

Secretaria Municipal de Meio Ambiente faz apelo para que produtores rurais evitem fazer fogo em roçados

Sedema e Brigadistas tem trabalho intenso no combate aos incêndios urbanos e rurais (Foto: Secom Parintins)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Os principais focos de incêndios e queimadas que atingiram grandes áreas nas últimas semanas na Gleba Vila Amazônia, em Parintins, foram controlados graças a atuação conjunta da Brigada Prevfogo/Ibama e Prefeitura de Parintins, por meio por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Sedema), que tem dado apoio integral ao trabalho desenvolvido pelos brigadistas.

Nas regiões do Murituba, Toledo Pizza, Sagrado Coração e Vista Alegre, onde as produções de agricultores foram perdidas, os brigadistas conseguiram apagar as chamas.

Nas últimas semanas, Parintins vem sendo encoberta por densas nuvens de fumaças todos os dias. A população tem relatado falta de ar e outros problemas de saúde.

A Brigada segue na região do Maranhão, Brasil Roça e Máximo, onde há registros de fogo ativo, começando a atuação nas áreas próximas às residências. Posteriormente a equipe seguirá para as demais áreas.

A maior dificuldade, de acordo com o chefe da Brigada, Eliab Silva, é entrar nas propriedades particulares para chegar aos focos de incêndios. Ele relatou o caso de um dono de terreno na comunidade de Toledo Pizza que não permitiu a entrada da Brigada.

A Prefeitura de Parintins, Ibama, IPAAM, Corpo de Bombeiros e Brigada Florestal têm  atuado em ações contínuas de combate às queimadas e incêndios florestais, resultando no controle da maioria dos focos registrados na região.

CONSCIÊNCIA DA POPULAÇÃO

Desde o mês de agosto, a Sedema vem trabalhando em campanhas educativas nas escolas, nos programas de rádio e nas comunidades rurais.

As campanhas tratam do combate a incêndios, prevenção de aceiros, visando orientar e conscientizar a população sobre a proibição de queimadas em terrenos baldios e lixo de quintal. Proprietários de áreas com focos de incêndios foram notificados e multados.

Além disso, um trabalho intenso tem sido feito pelos quatro brigadistas contratados pela Prefeitura de Parintins e Sedema que auxiliam o Corpo de Bombeiros. De setembro até agora, eles participaram de atuação conjunta em 56 ocorrências. Além das queimadas, os brigadistas também atuam nas palestras promovidas pela Sedema, levando conscientização ambiental nas ações educacionais, captura de animais, com um grande aproveitamento de ocorrências efetuadas.

A grande preocupação da Sedema é quanto a negativa dos produtores rurais. Apesar das orientações e apelos, eles continuam fazendo queimadas em roçados que acabam saindo do controle e propagando incêndios de grandes proporções. Na área urbana, também ocorrem denúncias indicando queimadas  nas ocupações e terrenos. A secretária Socorrinha Carvalho tem feito vários apelos por meio das emissoras de rádio, orientando que, nesse momento de intensa estiagem, a população não deve fazer queimadas. Sem a conscientização da população será difícil mitigar os impactos causados pelo fogo

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831