CARLOS SANTIAGO – David Almeida não pode reclamar da falta de ajuda
Confortável nas pesquisas eleitorais publicadas, o candidato à reeleição David Almeida (Avante) não pode reclamar da falta de ajuda para conquistar um novo mandato. Além do cenário nacional, em que o eleitorado começa a mostrar uma tendência governista, Almeida recebeu apoio dos governos estadual e federal, tem o controle da máquina municipal e conta com os erros políticos dos seus concorrentes.
As últimas pesquisas eleitorais para escolhas, em outubro, dos próximos gestores do Poder Executivo Municipal no país, indicam uma tendência governista do eleitorado. Exemplos, como as cidades de Salvador, Recife e Rio de Janeiro, mostram que os atuais prefeitos podem vencer já no primeiro turno. E em outras cidades, como Porto Alegre e Fortaleza, os gestores municipais estão crescendo na eleição. Não existe um ambiente semelhante ao ano de 2022, quando 90% dos governadores foram reeleitos, mas será bem considerável o índice de reeleição.
No plano local, não é novidade que o governo Lula abraçou a administração de David Almeida. Diferente do governante anterior, o presidente tem aberto as portas da administração federal para diálogos, reivindicações e liberação de recursos à Prefeitura de Manaus. David Almeida anda até elogiando o governo Lula. E deixando para o candidato do PT, Marcelo Ramos, somente o ônus do lulismo, do petismo e do governo federal.
Na articulação e apoio político, o senador Omar Aziz (PSD) foi o grande articulador político para a liberação de recursos do empréstimo contratado pela administração municipal junto ao Banco do Brasil. Ajudou na liberação de emendas parlamentares e na montagem de uma grande coligação eleitoral com o prefeito David Almeida, sem a indicação do vice na chapa de reeleição do prefeito, fortalecendo com isso, a reeleição de Almeida.
A facilitação de recursos para investimentos no setor de Habitação em Manaus foi o trabalho do senador Eduardo Braga. O seu partido, o MDB, controla o Ministério das Cidades com verbas bilionárias para a habilitação e investimento em infraestrutura. Com o seu prestígio, viabilizou milhões de reais para David Almeida promover, nos últimos meses, lançamentos de Programas habitacionais na capital do Estado. Braga é também fiador da reeleição de David Almeida, pois o MDB faz parte da coligação eleitoral do atual mandatário da Prefeitura.
O governador do Amazonas liberou verbas para realizar várias obras na cidade, reformas de feiras, Parque Gigantes da Floresta, asfaltamento de vias, viadutos e para subsidiar o transporte coletivo. Por conta disso, em 2022, Wilson Lima (UB) teve o apoio do prefeito para sua reeleição. Nos últimos anos, algumas inaugurações estão acontecendo depois de 2022, com maior intensidade no ano eleitoral.
Já os adversários eleitorais do David Almeida estão preocupados em destacar nomes como Lula, Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Wilson Lima e com produções de memes que não alcançam a simpatia e o apoio popular. Nos últimos dias, no campo da oposição, um conflito fratricida entre candidatos oposicionistas deu o tom negativo na campanha, enquanto David Almeida faz campanha e cresce nas pesquisas.
Pois bem. O município de Manaus tem um precário sistema de transporte coletivo; um péssimo indicador de pobreza; muita poluição no ar, nas águas e nos solos; um cotidiano muito violento; uma saúde pública básica que não chega a todos; falta de saneamento básico, de coleta e destinação apropriada do lixo; uma educação infantil que não disponibiliza creches suficientes. Porém, observando o cenário político nacional e local, parece que caminhamos para o mais do mesmo.
*O autor é Sociólogo, Cientista Político e Advogado.