Rio Preto Eva (AM) aparece entre os municípios com suposta fraude de transferência de eleitores
População de Rio Preto da Eva é de 24 mil habitantes e de eleitores é de 23 mil
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Rio Preto da Eva, na região Metropolitana de Manaus, aparece entre os municípios que pode estar envolvido, em compra de votos, por transferência em massa de eleitores para votar na eleição, deste ano, para prefeito.
A suspeita de fraude generalizada é investigada em várias cidades do país pela Polícia Federal, Ministério Público Eleitoral e TSE (Superior Tribunal Eleitoral).
Rio Preto da Eva, no Amazonas, surge num levantamento feito pela Folha de São Paulo, com um crescimento de 25,1% na transferência de eleitor para votar na cidade.
Segundo apurou o deAMAZÔNIA, dados do IBGE apontam que Rio Preto da Eva possui população de 24.936 mil habitantes, enquanto o TRE-AM informa que 23.584 eleitores estavam aptos a votar na eleição municipal de 2024.
‘As investigações da PF mostram que, em grande parte dos casos suspeitos, os eleitores transferiram ou tentaram transferir o domicílio eleitoral por meio de comprovantes ou informações falsas de vínculo com a nova cidade’, diz trecho de reportagem da Folha.
Em Rio Preto da Eva, a professora Socorro Nogueira (UB), candidata do atual prefeito Anderson Sousa, foi eleita com 60,30% dos votos. O segundo colocado Batista do Real (PRD) obteve 15,94% e o terceiro colocado, Altemir Barroso (PSDB) 15,69%.
LEIA TAMBÉM
TCE-AM afasta Ari Moutinho, após denúncia de injúria contra a presidente da Corte
TRE-AM multa Marina Pandolfo, em R$ 10 mil, por distribuição de bebida alcoólica durante campanha