“Perigo potencial”: Inmet alerta para onda de calor no Amazonas e mais 19 estados

Manaus, capital do Amazonas, chegou a registrar, nesta quarta-feira (23), máxima de 37º, com sensação térmica de 49º

Os alertas para as ondas de calor do Inmet são válidos até dia 25 de agosto. (Foto: Divulgação)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de “perigo potencial”, nesta terça-feira (22), sobre a onda de calor que atinge o Amazonas e outros 19 estados do Brasil.

O alerta é válido até dia 25 de agosto para as regiões. Eles significam “leve risco à saúde”, com temperaturas até 5ºC acima da média para esta época do ano.

Manaus, capital do Amazonas, chegou a registrar, nesta quarta-feira (23), máxima de 37º, com sensação térmica de 49º. Hoje (24), a capital também deve chegar aos mesmos níveis de calor.

No interior do Amazonas, o calor também é intenso. Parintins (a 365 quilômetros de Manaus) vive a sensação térmica de 39º nesta quinta-feira (24), conforme previsões do Climatempo.

As temperaturas elevadas vão persistir pelos próximos dias e devem quebrar recordes.

O Instituto de Meteorologia alerta que considera  a ‘situação meteorológica potencialmente perigosa’ e pede para que a população se mantenham informados sobre as condições meteorológicas previstas e não corram o risco desnecessário.

Além do Amazonas, vivem a onda de calor os estados do Pará, Rondônia, Maranhão, Ceará, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Distrito Federal, Góias, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

No Norte, somente Acre, Amapá e Roraima escaparam da advertência sobre os riscos potenciais do sol forte.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *