Após polêmica, Garantido exclui toada ‘Parintina’ do Álbum 2024

Toada ‘Parintina Rainha’ sugeria sexualização da mulher

 

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – A direção do Garantido comunicou nesta sexta-feira, 19, a exclusão da toada ‘Parintina Rainha’, de autoria de Mário Paulain e Chico da Silva, do álbum musical 2024, após polêmica de que letras em alguns trechos sugere sexualização de uma ‘cunhatã indígena’, e suscita termo preconceituoso e discriminatório como, por exemplo a citação ‘índia’ na composição.

Por meio de Nota, o Garantido diz que respeita todas as opiniões, mas que resguarda o direito de deixar para o autor da obra qualquer esclarecimento sobre o assunto.

“Quanto a escolha da obra, foi pautada sem a menor intenção de provocar qualquer sentimento pejorativo ou de desmerecimento à mulher, até porque sempre defendemos a valorização humana em toda a sua diversidade, seja o gênero que for”, diz trecho do comunicado.

A direção do Garantido informa ainda que nutre respeito pelas mulheres e que o fonograma da referida obra foi retirada de todas as plataformas e páginas oficiais do boi.

“Não foi minha intenção ofender a dignidade de ninguém. Fogosa: referi-me a uma dançarina ardente pois dançar boi não é bolero. Índia: inclinei-me à ancestralidade do séxulo XV quando houve a diáspora dos índios tupinambá. “Pirralha: quis dizer que a dançarina é uma pessoa de pequena estatura, posto que nunca vi uma dançarina de boi de 1,80”, justifica Mário Paulain, que é o autor da letra que teve a melodia de Chico da Silva.

Mário Paulain é ex-prefeito de Nhamundá.

VEJA TRECHOS POLÊMICOS DA TOADA:

Parintina, dengosa, fogosa, faceira,
Saltitante do meu bumbá
Índia, linda, cabocla, pirralha
Orgulho tupinambá.

[…] Me lambe, me denga, me benze,
Me assanha, me arranha
Eu só quero te amar.

É no compasso da toada que eu te traço,
No emaralhado dessas curvas,
É que eu me encaixo,
No caquiado do gingado, me alucino,
Só no teu colo, sou teu homem, teu menino.

 

 

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *