Bolsonaro deixa IPI dos refrigerantes em 8%, a partir de junho, mas só por seis meses

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O superintendente da Suframa, coronel reformado Alfredo Menezes, anunciou por meio de uma postagem em sua rede social, na noite desta quinta-feira (06/0) que o presidente Jair Bolsonaro decidiu fixar em 8% a alíquota dos incentivos fiscais para o Polo de Concentrados de Refrigerantes da Zona Franca de Manaus. O novo decreto presidencial será assinado no dia 11 de fevereiro, próxima terça-feira, mas valerá por apenas seis meses.

 

A medida é um ‘balão de oxigênio’ para o PIM, pois o período de vigência dos 8% iniciará no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 30 de novembro deste ano.[ A partir de 2021 “as empresas que lutem”].

 

Menezes também informou que o presidente Bolsonaro estará na reunião do CAS ( Conselho Administrativo da Suframa ) no dia 20 de fevereiro.

 

Com isso, ao se manter a instabilidade jurídica com acrescimo de 8% do IPI [ Em 2020, de janeiro até abril continuará 4%] a Zona Franca agoniza e a ameaça de fechamento das fábricas do Polo de Concentrados de Refrigerantes é cada vez maior.

 

BOLSONARO TRAIU MANAUS

‘No governo do PT, tão criticado por Bolsonaro, a Zona Franca foi prorrogada por 50 anos’. A fala já foi proferida, várias vezes, pelo deputado federal José Ricardo (PT/AM). Em entrevista ao site BNC, esta semana, o ex senador João Pedro  (PT/AM) disse que ‘Bolsonaro traiu Manaus’.

 

Na eleição de 2018, para presidente, Bolsonaro ganhou em Manaus por larga vantagem de Fernando Haddad. Foram 686.999 votos (65,72%) para o capitão contra 358.364 votos (34,28%) do petista. VEJA.

Diferente da capital, o interior do Estado votou contra Bolsonaro. No segundo turno o resultado final no Amazonas foi este: Bolsonaro 885.401 (50,27%) contra  875.845 (49,73%) de Fernando Haddad. Bolsonaro venceu com diferença apertada.

 

ENTENDA O SOBE E DESCE DO IPI DOS REFRIGERANTES

O IPI ( Imposto sobre Produtos Industrializados ) no governo do PT, que era de 20%, foi reduzido no final governo Temer, em 2018, para 4%, depois passou para 12% no primeiro semestre de 2019 e 8% a partir de junho. Mas, no segundo semestre de 2019, Bolsonaro reajustou de 8% para 10%. [ o reajuste foi uma contrapartida pela votação da bancada amazonense pela reforma da previdência. Mas para a surpresa de todos durou apenas três meses]. .

 

Temer também havia determinado que a partir de janeiro de 2020 a alíquota seria de 4%, o que a pedido de Paulo Guedes, ministro da Economia, Bolsonaro não reajustou e manteve os 4% em janeiro, deste ano, conforme decreto do presidente Jair, em pleno vigor.

POSTAGEM DO CORONEL MENEZES

Ver essa foto no Instagram

Hoje em reunião com o Presidente Jair Bolsonaro, ficou decidido que a alíquota do POLO CONCENTRADOS será de 8% a partir do dia 01.06.2020 até 30.11.2020. O decreto deve ser assinado na próxima semana, possivelmente na terça-feira, dia 11.02.2020. Vamos continuar construindo neste período uma agenda positiva na expectativa de REFORMA TRIBUTÁRIA seja exitosa, para a estabelecermos de forma definitiva a alíquota que garanta ao POLO DE CONCENTRADOS as vantagens comparativas na nossa região. O Presidente Bolsonaro praticamente confirmou a sua vinda a Manaus para participar e presidir a primeira reunião do CAS – Conselho de Administração da Suframa que vai ocorrer no próximo dia 20.02.2020, o que sempre um motivo de orgulho e satisfação para todos nós ! A SUFRAMA AVANÇANDO !!!! Selva !!! #suframaemação #suframaparatodos #nossasuframa

Uma publicação compartilhada por Cel Alfredo Menezes (@celalfredo) em

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *