Mais de 100 escolas do interior do AM iniciam aplicação do Saeb 2023

O calendário de aplicação segue até 10 de novembro; escolas da capital começam a realizar as provas na próxima quarta-feira (25)

Saeb 2023 inicia em 100 escolas da rede estadual no interior do Amazonas (Fotos: Eduardo Cavalcante / Seduc)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Mais de 100 escolas da rede estadual de ensino, em 33 municípios do interior do Amazonas iniciaram, nesta segunda-feira (23/10), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2023. Em Manaus, os alunos começam a realizar as provas na próxima quarta-feira (25/10). 

O calendário das provas é nacional e segue até o dia 10 de novembro em todo o país. Aplicadores da Fundação Cesgranrio, instituição contratada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), são os responsáveis pelas provas. 

No Amazonas, mais de 100 mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, e 3ª série do Ensino Médio, realizarão as provas do Saeb durante as próximas semanas. De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, da Secretaria de Educação, Arlete Mendonça, o esforço para este período acontece desde o início do ano. 

“Cada escola, cada coordenadoria já vêm realizando suas mobilizações locais pautadas pelo plano de ação macro da Secretaria de Educação. Esse trabalho não é apenas para o aumento dos índices, e sim por acreditarmos na relevância de todo o processo de ensino e aprendizagem do estudante”, enfatizou a secretária. 

APLICAÇÃO

As datas de aplicação em cada escola da rede estadual são definidas a partir da comunicação entre a unidade de ensino referida, a coordenadoria de educação da localidade e a instituição aplicadora do certame. 

Cada município do Amazonas possui, hoje, um polo estratégico utilizado pelos aplicadores da Cesgranrio para a retirada dos materiais usados durante a aplicação das provas nas escolas.

Nesta força-tarefa, mais de dois mil aplicadores e 90 polos compõem a logística de aplicação no estado, conforme explicou a coordenadora estadual do Saeb 2023 no Amazonas, Jane Bete Martins. 

“Toda a logística de aplicação, contratação dos transportes é realizada pela Cesgranrio. O aplicador retira a prova e vai para a escola aplicar, onde ela estiver. Caso seja em zona rural, o deslocamento acontece do mesmo jeito, seja por embarcação, carro tracionado, ou até mesmo a pé”, ressaltou a coordenadora. 

Ainda conforme Jane Bete, mesmo com o cenário da estiagem, que prejudica o deslocamento dos estudantes às escolas para a realização do certame, o objetivo da Secretaria de Educação é alcançar todas as escolas aptas até o fim do calendário.

“Esse não é um cenário definitivo, pois hoje mesmo já recebemos retorno solicitando datas de aplicação em escolas que, anteriormente, mostraram dificuldades. Até o final do período de aplicação, o nosso esforço é para que todas participem”, destacou Jane Bete.

SOBRE O SAEB

O Saeb tem como objetivo avaliar a qualidade da educação Básica no Brasil até o Ensino Médio.

As médias de desempenho dos estudantes, apuradas na avaliação, taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Nas avaliações censitárias, Língua Portuguesa e Matemática são as áreas do conhecimento abordadas pelo Saeb 2023. O certame também tem uma versão amostral, aplicada para alunos do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental. Nesta versão amostral, os estudantes de 5º e 9º ano também respondem questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas. 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831