Sepror qualifica mais de 200 pessoas ligadas ao setor primário em Parintins

Produtores rurais, estudantes, técnicos e empresários foram capacitados durante Expopin 2023

(Foto: Emerson Martins e divulgação/Sepror)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Mais de 200 pessoas, entre produtores rurais, estudantes, técnicos e empresários voltados ao setor primário, foram capacitados pelos cursos, oficinas e palestras promovidos pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), durante a 37ª Exposição Agropecuária de Parintins (Expopin), encerrada no sábado (11/11).

Coordenado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), o ciclo de capacitações, que teve duração de 4 dias e foi ministrado conjuntamente ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam); Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS); Agência de Defesa Agropecuária e Florestal (Adaf); e a Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer/BR), com o apoio da prefeitura local. 

Foram abordados os temas de Boas Práticas de Pastagem; Sanidade Animal; Defesa Sanitária Vegetal – Um enfoque sobre a Mosca da Carambola e MonilÍase do Cacaueiro; Cooperativismo e Associativismo; Melhoramento Genético; Organização nos Programas Institucionais e Chamadas Públicas; Retirada de Espinha e Beneficiamento do Pescado; e a Instalação Correta de Aeradores Mecânicos na Piscicultura. 

De acordo com a palestrante da Sepror, Joyce Magalhães, que abordou o tema sobre a Organização nos Programas Institucionais e Chamadas Públicas, um dos objetivos é mostrar como as organizações podem acessar os editais de chamamento público disponibilizados pelo Estado. 

“A importância da palestra é justamente mostrar para as organizações que existem políticas públicas voltadas para elas, e que só precisam estar regularizadas, organizadas, e fortalecidas de conhecimento para estar acessando e o principal é despertar nelas a vontade de estar participando dos editais”, disse Joyce.

Sobre a 37ª Expopin

O evento foi realizado no Parque de Exposições Luiz Lourenço de Souza, promovido pela Associação dos Pecuaristas de Parintins (APP), com o apoio do Governo do Amazonas e da prefeitura do município. A finalidade da feira foi movimentar a economia do município e valorizar o setor primário da região.

A 37ª Expopin contou com exposições de animais e equipamentos agrícolas, acesso à crédito rural, gastronomia regional, concursos leiteiros, queijo artesanal, doce de leite e farinha, shows musicais, rodeio, prova de laço, entre outras ações.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831