Nova passarela com elevadores na avenida Ephigênio Salles promete desafogar ‘gargalo’ no trecho

Prefeito inaugurou a obra nesta quinta (16); estrutura pretende aliviar congestionamentos em frente a sede do TCE-AM

Prefeito inaugura passarela na avenida Ephigênio Salles (Foto: Antonio Pereira / Casa Civil)

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, na manhã desta quinta-feira (16/11), a nova passarela na avenida Ephigênio Salles, no trecho em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), no bairro Aleixo, zona Centro-Sul da capital.

A obra, que é uma parceria da Prefeitura de Manaus com o governo do Estado, impactará diretamente na fluidez do trânsito na área, que é considerada um dos maiores “gargalos” da cidade.

Segundo o prefeito, essa é a primeira etapa das obras para melhorar a trafegabilidade da via, que integram o convênio com recursos no valor de R$ 9 milhões. 

“Os recursos que estão tocando essa obra são de um convênio do governo com a prefeitura. Essa é a primeira etapa, que é a passarela com os elevadores, vamos eliminar esse semáforo em frente ao TCE, dando maior fluidez ao trânsito aqui na avenida Ephigênio Salles, e as pessoas vão poder se utilizar de uma moderna passarela, assim a gente ganha na mobilidade. A segunda parte da obra é o alargamento da avenida Ephigênio Salles no trecho da Recife até a Via Láctea. A nossa meta é entregar até o dia 31 de dezembro”, disse Almeida.

Elevador da nova passarela (Foto: Antonio Pereira / Casa Civil)

Agora, com a nova passarela, o semáforo e a faixa de pedestres são desativados e a avenida Ephigênio Salles se transforma em uma via expressa, onde o motorista, que sairá da rotatória do Coroado, irá trafegar até a rotatória das Letras, no bairro Dom Pedro, sem interrupção semafórica.

A passarela é moderna e conta com uma estrutura metálica nos 38 metros de extensão, com material resistente e que garante mais segurança ao equipamento.

“A passarela possui dois elevadores em cada lateral e suporta oito pessoas, sendo benéfico para os cadeirantes ou pessoas que tenham dificuldade para subir, e até para idosos e crianças, alcançado todo o público como determinou o prefeito David Almeida e o secretário de Obras, Renato Junior”, explicou o subsecretário de Obras Públicas, Madson Rodrigues.

Um dos diferenciais é a instalação dos elevadores, um em cada lado da via, que asseguram a acessibilidade. A cobertura possui telhas termo-acústicas, que não absorvem o calor e diminuem o som da chuva, devido a esponja de isolamento térmico e acústico. O fino acabamento é garantido pelo forro de gesso acartonado e as luminárias embutidas em LED.

“Esse é um pleito antigo do Tribunal de Contas sobre essa solução. Com isso, nós agradecemos e reconhecemos o trabalho da prefeitura neste caso, e com a construção desta passarela tenho absoluta certeza que toda a comunidade ganha, não só o tribunal, mas todo mundo que precisa atravessar a Ephigênio Salles nesse ponto. Tenho certeza também que, com a conclusão de outras obras que estão em andamento na área, tudo irá melhorar, inclusive o trânsito nesta via importantíssima, que é a Ephigênio Salles”, completou o presidente do TCE-AM, Érico Desterro.

Alargamento

O alargamento da via segue em execução, a partir das desapropriações no entorno, para a criação de uma terceira faixa de veículos no sentido bairro-Centro.

A avenida é alargada em uma faixa, na extensão de 1,2 quilômetro, no trecho a partir da avenida Mário Ypiranga Monteiro até a avenida Via Láctea. A retirada do canteiro central foi finalizada, assim como a concretagem e a instalação de 450 divisores de pista.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831