Histórico: Garantido entra pela primeira vez no curral do Caprichoso e homenageia Markinho Azevedo
Eterno tripa do boi Caprichoso, Markinho morreu nesta quinta (28), em Parintins, e estava sendo velado no curral do bumbá da estrela
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Um gesto inédito e emocionante! O Boi Garantido surpreendeu a todos ao adentrar pela primeira vez no curral Zeca Xibelão, do Boi Caprichoso, para homenagear o eterno tripa do bumbá azul, Marquinhos Azevedo.
Markinho morreu nesta quinta-feira (28), vítima de infarto, em Parintins, e estava sendo velado no curral.
O enterro aconteceu na manhã de hoje (29).
Em um momento que transcende as rivalidades entre os bois de Parintins, a solidariedade e o respeito à cultura local se destacaram.
Levado pelo tripa Denilson Piçanã, o Boi Garantido, tradicional rival do Caprichoso, dançou de forma singela ao lado do caixão.
Marquinhos Azevedo tinha 59 anos e ocupou o cargo de tripa oficial nos anos 90. Nos últimos anos ele havia repassado o posto ao filho Alexandre Azevedo.
Em um comunicado oficial, o Boi Caprichoso agradeceu pela atitude do Garantido.
“Unidos pela paixão comum pelo folclore e pela tradição, transcender as rivalidades se torna uma forma de honrar a memória do eterno tripa do Boi Caprichoso. Agradecemos ao Boi Garantido por este ato de solidariedade, que ressalta a importância de valores como união e respeito em momentos tão delicados. Juntos, como comunidade parintinense, continuaremos a preservar o legado deixado por Markinho Azevedo”, diz a Nota da agremiação.
VÍDEO: