Consad da Ufam anula eleição para diretor do ICSEZ de Parintins
Conselho Superior, presidido pelo reitor viu falhas nos prazos estabelecidos pela Instituição na eleição realizada no dia 29 de julho
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – Conselho Superior de Administração (CONSAD) da UFAM anulou ontem (3) a eleição para os cargos de diretor, coordenador Acadêmico e coordenador Administrativo do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) campus Parintins.
A eleição foi realizada no dia 29 de julho deste ano.
A chapa única que concorreu e foi eleita é composta pela professora doutora Sandra Helena da Silva ( diretora), por Patrício Ribeiro (coordenador Acadêmico) e Juliane Fragata (coordenadora Administrativa).
O Conselho Superior de Administração é presidido pelo reitor da Ufam, Sylvio Puga.
Na decisão, o CONSAD determina a anulação das eleições do ICSEZ, alegando falha no processo de condução eleitoral que compromete a transparência e legalidade no processo de escolha da nova gestão acadêmica.
Dentre as irregularidades, segundo o Conselho Superior de administração, estão o curto prazo entre a publicação do edital e o início das inscrições, a falta de prazos para impugnações e recursos, além da inadequação na divulgação do edital, que foi publicado, exclusivamente, no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da UFAM.
Além da anulação do processo, o CONSAD reconhece a necessidade de reformular as condutas que regem as eleições acadêmicas, e recomenda que a administração superior da UFAM adote uma resolução específica, regulamentando prazos mínimos e máximos para as eleições dentro da universidade.
O recurso que pediu a anulação da eleição foi apresentado pelo servidor Francisco Antônio Cursino Picanço, Técnico de Laboratório do curso de Artes Visuais do Instituto.
Secretaria de Educação e MEC reforçam parceria para avanço do ensino com incentivo do Pé-de-Meia