Domingo será o dia dos partidos e candidatos silenciarem para o eleitor falar, diz presidente do TRE-AM
A declaração do desembargador João Simões, foi registrada durante o sorteio das urnas eletrônicas que passarão pelos Teste de Integridade e de Autenticidade
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Na manhã deste sábado (26), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), desembargador João Simões, voltou a enfatizar que o eleitor precisa ter a tranquilidade para votar em paz e “sem coação de ninguém”, manifestando suas convicções de forma livre e segura. E que neste domingo, quando ocorrerá o segundo turno das eleições municipais em Manaus, “os partidos políticos e os candidatos, a propaganda política e as campanhas devem silenciar para ouvir a voz do eleitor”, pontuou o magistrado, alertando também sobre os impactos do voto branco ou nulo, afirmando que não contribuem para o fortalecimento da democracia.
A declaração do presidente foi registrada na abertura da cerimônia de sorteio das urnas eletrônicas que passarão pelos Teste de Integridade e de Autenticidade, assegurando a transparência do processo eleitoral.
O sorteio aconteceu entre 9h e 10h no auditório Juiz Fausto Ferreira dos Reis, no prédio do Fórum Eleitoral, anexo à sede da Corte Eleitoral em Manaus, e seguiu as diretrizes das Resoluções TSE n. 23.673/2021 e 23.710/2022. Ao todo, foram selecionadas nove urnas de várias seções eleitorais, sendo três para os Testes de Autenticidade e seis para verificação da Integridade – uma delas com biometria. O sorteio foi acompanhado por representante da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB/AM) e servidores da Corte Eleitoral.
Além do presidente do TRE, também estavam presentes na cerimônia deste sábado o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador Airton Gentil; e o presidente da Comissão de Auditoria de Votação Eletrônica, desembargador eleitoral Marcelo Vieira Filho.
Ao encerrar o seu pronunciamento, João Simões reforçou o pedido para que o eleitor compareça aos locais de votação. “Quero aproveitar e agradecer a todos os profissionais envolvidos nesse segundo turno das eleições. É uma operação gigantesca para que o eleitor possa sair de sua casa e ir às urnas para exercer sua cidadania”, completou Simões.
Testes
O sistema eletrônico de votação passa por etapas de auditoria realizadas antes, durante a após o pleito. Uma dessas fases é o Teste de Integridade, que ocorre no mesmo dia da eleição, conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cujo objetivo é verificar se o voto depositado é o mesmo que será contabilizado pela urna. Esse tipo de fiscalização é feita pela Justiça Eleitoral desde 2002. No de Integridade com Biometria, o eleitor é convidado a participar do teste no dia da eleição.
Já o Teste de Autenticidade, ainda segundo o TSE, tem a finalidade de comprovar que os programas ou softwares instalados na urna são os oficiais da Justiça Eleitoral, a verificação deve ser realizada antes de começar a votação.
“A intenção com todos esses testes é demonstrar ao eleitor que as urnas são absolutamente seguras e confiáveis e que o voto dado vai ser contabilizado com segurança. E a nossa missão é passar essa mensagem ao eleitor”, disse o presidente do TRE/AM, desembargador João Simões.
Urnas sorteadas:
Teste de Integridade com Biometria:
1ª. Zona Eleitoral – Seção 972
Teste de Integridade:
68ª. Zona Eleitoral – Seção 524
63ª. Zona Eleitoral – Seção 708
37ª. Zona Eleitoral – Seção 632
70ª. Zona Eleitoral – Seção 697
59ª. Zona Eleitoral – Seção 743
Teste de Autenticidade:
32ª. Zona Eleitoral – Seção 643
65ª. Zona Eleitoral – Seção 379
31ª. Zona Eleitoral – Seção 667
PF faz operação contra queimadas e desmatamento na região amazônica