Tenório Teles lançará a obra “Clube da Madrugada” – 70 anos de história, nesta quarta (20)
A publicação é uma homenagem ao Movimento Madrugada que se firmou como a maior expressão artística e cultural do Amazonas
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Editora Valer lançará nesta quarta-feira (20), a partir das 19h, a nova edição do livro “Clube da Madrugada – presença modernista no Amazonas”, do escritor Tenório Telles. A publicação é uma homenagem aos 70 anos do Movimento Madrugada, que foi fundado no dia 22 de novembro de 1954.
Para celebrar os 70 anos do Clube da Madrugada, movimento que se firmou como a maior expressão artística e cultural do Amazonas, a editora Valer realizará o “Colóquio: Clube da Madrugada 70 anos – Uma história feita de sonho e paixão pela palavra e pela beleza”, nos dias 20, 21 e 22 de novembro, na nova sede da editora Valer, localizada no Largo São Sebastião, na rua José Clemente, 608, ao lado do Teatro Amazonas.
Uma das atrações da celebração à memória do Clube da Madrugada, será o lançamento da edição atualizada do livro “Clube da Madrugada – presença modernista no Amazonas”, do escritor Tenório Telles.
A obra é um estudo contextualizado da história do movimento Madrugada, com destaque para a análise da produção literária dos autores que ajudaram a construir a jornada dessa que é uma das mais importantes realizações culturais da história do Amazonas.
A pesquisa realizada pelo ensaísta Tenório Telles contempla o estudo dos livros escritos pelos escritores do Madrugada, de 1954 até a primeira década do novo século. Os textos mais expressivos, da poesia, do conto e do romance, são estudados e interpretados, como forma de apresentá-los aos leitores e estudiosos contemporâneos. A obra contempla, assim, a prosa e a poesia, com destaque para autores como Luiz Bacellar, Thiago de Mello, Jorge Tufic, Astrid Cabral, Alencar e Silva, Elson Farias, Carlos Gomes, Erasmo Linhares, entre outros.
O Clube da Madrugada tem importância histórico-cultural para a literatura do Amazonas e para a cultura nacional, e se firmou como um dos mais importantes movimentos artísticos do nosso país, sobretudo pela quantidade e qualidade dos autores surgidos de suas fileiras e que, ainda hoje, são lidos e admirados pelos leitores, estudiosos e pelos professores.
A data de seu surgimento é o dia 22 de novembro de 1954, na Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia. Foi nesse dia que um grupo de jovens intelectuais concebeu e fundou essa agremiação cultural que tanto enriqueceu o nosso patrimônio cultural.
O lançamento da obra de Tenório Telles é parte das comemorações dos 70 anos do Clube da Madrugada, organizada pela Editora Valer.
Preso no Rio, tenente-coronel Hélio Ferreira Lima não fazia segurança do G20, diz Exército