Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e Prefeitura de Parintins divulgam nota de pesar pela morte de Juarez Lima
Prefeito de Parintins decretou luto oficial de três dias no munícipio
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Governo do Amazonas, a Prefeitura de Manaus e a Prefeitura de Parintins divulgaram nota de pesar pela morte do artista Juarez Lima, ocorrida nesta sexta-feira (22), na Áustria.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamentou a morte do artista plástico e destaca que o legado de Juarez estará marcado para sempre na cultura amazonense.
Já o prefeito de Manaus, David Almeida, se solidariza com a família e amigos do artista e disse que a arte de Juarez sempre refletiu a essência da Amazônia.
Frank Bi Garcia, prefeito de Parintins, fala que falecimento de Juarez Lima deixará um grande vazio no coração da cidade.
Bi Garcia relembra a passagem e a marca inconfundível do artista no Festival Folclórico de Parintins e decretou luto oficial de três dias no município.
VEJA AS NOTAS NA ÍNTEGRA:
NOTA DE PESAR – Governo do Amazonas
O governador do Amazonas, Wilson Lima, lamenta com profundo pesar a morte do artista plástico parintinense Juarez Lima, nesta sexta-feira (22/11), em Viena, na Áustria.
O artista estava na Europa a trabalho e foi internado na cidade austríaca após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele foi submetido a uma cirurgia, mas não resistiu.
Juarez foi um dos mais importantes artistas do Festival Folclórico de Parintins e levou a cultura e o talento amazonense para os Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo.
Sua arte seguirá como um legado para novos artistas e seu talento e dedicação estarão marcados para sempre na história da Cultura amazonense.
O governador se solidariza à família e amigos de Juarez neste momento de pesar.
NOTA DE PESAR – Prefeitura de Manaus
O prefeito de Manaus, David Almeida, manifesta profundo pesar pela morte de Juarez Lima, um dos maiores talentos da arte e cultura amazonense, aos 58 anos de idade, nesta sexta-feira, 22/11.
“É com profunda tristeza que recebo a notícia do falecimento de Juarez Lima, um dos maiores talentos da nossa arte e cultura. Manaus perde um grande amigo, um artista plástico de talento ímpar, cuja obra sempre refletiu a essência da nossa gente, da nossa história e das cores vibrantes da Amazônia. Neste momento de dor e luto, me solidarizo com sua família, amigos e todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele. Que a memória de Juarez continue a nos inspirar e a nos lembrar da importância de valorizar nossa cultura e nossos artistas”, lamentou o prefeito.
Juarez foi o idealizador da “Romaria das Águas”, evento que levava de barco a imagem de Nossa Senhora do Carmo a Parintins. Em Manaus, recentemente, contribuiu com uma cenografia icônica: uma alegoria indígena, com movimentos realistas, no palco Guardião da Amazônia, no maior festival de artes integradas do Norte do país, o “Sou Manaus Passo a Paço 2023”. Seu legado será eternamente lembrado, pois, por intermédio da arte, ele soube traduzir a alma da Amazônia para o mundo.
NOTA DE PESAR – Prefeitura de Parintins
A arte de Parintins perdeu um de seus maiores gênios. A morte de Juarez Lima, confirmada hoje (22), após complicações de um AVC em Sankt Pölten, na Áustria, deixa um vazio imenso no coração do Festival de Parintins e na cultura popular.
Juarez elevou o nome de Parintins por onde passou, sempre nos grandes palcos. Com sua assinatura inconfundível, transformou a arte em espetáculo.
No Boi Caprichoso, Juarez Lima construiu um legado indelével. Sua inspiração marcou diversas gerações de artistas, criando alegorias que até hoje simbolizam inovação, criatividade e gigantismo. Juarez também deixou sua marca no Boi Garantido e na devoção a Nossa Senhora do Carmo, ao idealizar a Romaria das Águas, evento que une religiosidade e arte.
Parintins perde um de seus filhos mais ilustres. Transmito nossos mais profundos sentimentos aos filhos, familiares e amigos, rogando a Deus que console o coração de todos. Foi decretado luto oficial de três dias no município.
Parque dos Gigantes da Floresta recebe 2 milhões de visitas em menos de cinco meses de funcionamento