Vacina contra gripe já está disponível para o público geral nas unidades de saúde em Manaus

A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de janeiro

Vacinação é aberta ao público geral, em Manaus - Foto: Divulgação

DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – A vacina contra a influenza (gripe) já está disponível para usuários de todas as faixas etárias, a partir dos 6 meses de idade, em mais de 160 salas de unidades básicas da Prefeitura de Manaus, a partir desta segunda-feira (25).

Responsável pela coordenação da campanha de vacinação no município, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que os pontos de imunização estão distribuídos em todas as zonas geográficas da capital.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, informa que a Semsa dispõe de mais de 400 mil doses da vacina influenza trivalente em estoque para atender o público em busca da proteção contra a gripe.

“A campanha contra a influenza vai até o dia 31 de janeiro, e estamos chamando a população de todas as idades para se vacinar até lá. Estamos no início do período de chuvas, quando a gripe costuma bater à porta de casa, por isso não deixe para depois”, enfatiza a secretária.

Shádia orienta os usuários a buscarem o posto de vacina mais próximo de suas casas, levando documento oficial de identidade, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), e, se tiver, cartão de vacina. A lista de locais, indica ela, pode ser conferida em manaus.am.gov.br/semsa, no item “Vacinação”, ou pelo link direto bit.ly/salasinfluenza.

“Temos unidades com horário estendido, que funcionam até as 20h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h, além da clínica da família Carmen Nicolau, na zona Norte, que atende de domingo a domingo. Consulte a lista, sempre tem uma unidade próxima de você”, complementou.

Conforme a secretária, a ampliação da vacinação ocorre como forma de oportunizar a proteção para uma parcela maior da população, diante da baixa adesão dos grupos prioritários à imunização. Ela aponta que, quase três meses após o início da campanha na região Norte, no dia 2/9, a cobertura entre crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes, puérperas (até 45 dias do parto) e indígenas se mantém na faixa de 35%, longe da meta de 90% definida pelo Ministério da Saúde.

“Queremos deixar um alerta para esses públicos, pois eles são os mais vulneráveis à gripe, podem agravar em razão da doença e até precisar de hospitalização. A vacina é a principal arma contra essa doença e é extremamente importante para a proteção desses grupos”, reforça.

Manaus apresenta cobertura vacinal contra a influenza de 35,88%, com um total de 229.288 doses aplicadas desde o início da campanha. Desse total, 146.524 foram aplicadas em crianças, idosos, gestantes, puérperas e indígenas vivendo em terras indígenas. As informações são do Ministério da Saúde, a partir de dados contidos da Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) até este domingo, 24/11.

Imunizante

A vacina influenza trivalente, utilizada na campanha de imunização em todo o país, protege contra três cepas dos vírus Influenza A e B. O imunizante é seguro e pode ser administrado com outros do calendário nacional de vacinação.

“A vacina é indicada para todos os adultos, jovens, idosos, crianças e bebês a partir de 6 meses. Mas, se você tem gripe ou tem diagnóstico de Covid-19, com quadro febril agudo ou moderado, a orientação é esperar a melhora dos sintomas, e só aí buscar a unidade de saúde”, recomenda Shádia.

A secretária reitera que a vacinação é a principal forma de prevenção da gripe, que costuma causar febre, dor de garganta, tosse, dor no corpo e dor de cabeça, entre outros sintomas comuns.

LEIA TAMBÉM

TRE-AM multa Marina Pandolfo, em R$ 10 mil, por distribuição de bebida alcoólica durante campanha

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831