Deputado Saullo Vianna aprova duas emendas para reforma do porto de Parintins
Balsa do porto de Parintins ganhará corredor com cobertura para tráfego de passageiros
DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O deputado federal Saullo Vianna (União-AM) aprovou, na Comissão de Turismo da Câmara, duas emendas ao Orçamento da União de 2025 que indicam investimentos na reestruturação completa do Porto de Parintins, uma das principais portas de entrada para os turistas no Amazonas.
Saullo Vianna apresentou duas emendas ao orçamento, com previsão de R$ 10 milhões, que promovem melhorias no porto do município, que trarão mais conforto aos seus usuários, remodelando uma importante infraestrutura turística de Parintins.
“As emendas garantem a implementação de um portal, bancos, pinturas e elementos da cultura local, de modo a destacar o potencial turístico de Parintins. Os espaços também serão climatizados e haverá obras de acessibilidade para maior conforto dos usuários”, resumiu Vianna.
O deputado disse ainda que a balsa de atracação de lanchas expresso e barcos ganhará cobertura para tráfego de passageiros.
Segundo Saullo Vianna, por conta do Festival Folclórico, o Porto de Parintins recebe milhares de usuários que esperam, às vezes, algumas horas para o embarque, em altas temperaturas e condições precárias.
Importância do Porto – Segundo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), o Porto de Parintins é de extrema importância para a região, sendo o segundo maior terminal hidroviário do Amazonas. Somente nos dias de Festival de Parintins, mais de 60 mil pessoas passam pelo porto.
O transporte de mercadorias no Amazonas, ocorre, em sua maioria, por meio fluvial, tanto pela ausência de outros modais de transporte viáveis a região, quanto por seu grande potencial hidroviário. Desta forma, o porto assume destaque no desenvolvimento econômico regional. A cidade de Parintins tem mais de 100 mil habitantes e tem o terminal como importante polo de emprego e renda.
ASSISTA A FALA DO DEPUTADO:
Projeto de Saullo Vianna para portadores de epidermólise bolhosa avança na Câmara