Moradores de São Gabriel protestam e pedem que Justiça julgue AIJE de Curubinha, antes da posse
Protesto de hoje (10), em frente ao Fórum de Justiça, pede celeridade no julgamento da Justiça contra Curubinha, após denúncia do MPE de compra de votos
DEAMAZÔNIA SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA, AM – Moradores de São Gabriel da Cachoeira realizaram, nesta terça-feira (10), protesto em frente ao Fórum de Justiça pedindo celeridade da Justiça Eleitoral para julgar duas AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), movido pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação partidária do candidato Cláudio Pontes (Podemos), principal adversário do prefeito eleito, Egmar Curubinha (PT).
Os manifestantes levaram faixas e cartazes pedindo Justiça contra crime eleitorais e fim da corrupção em São Gabriel.
Curibinha é acusado pelo Ministério Público Eleitoral de compra de votos durante campanha eleitoral, deste ano.
Os protestos se intensificaram porque se aproxima a posse do prefeito eleito, em janeiro de 2025. Nesta segunda-feira (9), Curubinha foi diplomado pela Justiça Eleitoral.
ENTENDA O CASO
Na antevéspera da eleição, a Polícia Federal fechou um posto de gasolina pertencentes a Abud de Paula e a esposa dele Nelcilene da Silva. O Ministério Público eleitoral havia pedido a prisão do casal de empresários.
O posto funcionava com distribuição irregular de combustível a eleitores, em favor do candidato do prefeito.
Na operação, a PF realizou ainda mandado de busca apreensão contra Caio Silva e Feliciano Silva, ligados diretamente a Curubão.
DISTRIBUIÇÃO DE COMBUSTÍVEL
Segundo as investigações da PF foi identificado práticas ilícitas relacionadas à distribuição de combustíveis e à movimentação de grandes quantias em dinheiro, sem a origem identificada.
O esquema, conforme apurado, envolve ainda empresários da região, ligados ao prefeito, que beneficiaria diretamente a eleição de Curubinha.
A PF recolheu mensagens telefônicas entre Priscila Ambrósio, primeira dama de São Gabriel, e os donos dos postos relatando orientações de como seria o fornecimento do combustível.
Os agentes federais também repassaram notas fiscais do posto de Abud e vídeos do suposto ilícito ao Ministério Público Eleitoral.
LEIA TAMBÉM
Moradores de São Gabriel pedem anulação da eleição de Curubinha, após indícios de compra de votos
Egmar Curubinha, do PT, é o novo prefeito de São Gabriel da Cachoeira