Bumbás afirmam que ‘nunca pediram afastamento do governo do AM do Festival de Parintins’
Caprichoso, Garantido e Governo sinalizam bandeira branca, após ‘crise do ingresso’; bumbás divulgaram Nota de Esclarecimento hoje à noite (19)
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – Os presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, Rossy Amoêdo e Fred Góes, respectivamente, divulgaram Nota Conjunta na noite desta quinta-feira (19), em que afirmam que nunca pediram o afastamento do governo do Amazonas do Festival de Parintins.
A nota enfatiza que as agremiações também não ameaçaram deixar de realizar o Festival Folclórico 2025.
“É importante ressaltar que o Governo do Estado do Amazonas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa são parceiros fundamentais e patrocinadores do Festival de Parintins. Nesse sentido, enfatizamos que os bumbás nunca solicitaram o afastamento do Governo e nunca ameaçaram deixar o Festival”, diz trecho da nota de Esclarecimento.
O ruído entre governo do Estado e bois ocorreu depois que a SEC publicou edital de licitação, no dia 17 de dezembro, com objetivo de contratar nova empresa para vender os ingressos do Festival de Parintins 2025.
Os presidentes se manifestaram contrários a decisão justificando que detém a propriedade intelectual e autoral do Festival de Parintins e que já tinham contrato com a Amazon Best.
Nesta quarta (18), em medida liminar, o Tribunal de Justiça suspendeu decisão do TCE e manteve a Amazon Best com a venda dos passaportes da festa, argumentando que o contrato entre as agremiações e a empresa era de natureza privada.
Contudo, hoje (19) a crise bovina parece ter sinalização de bandeira branca.
Nesta quarta (19), o governador Wilson Lima disse que o Estado tomou a decisão de abrir o edital de licitação, para contratar nova empresa, em atendimento a determinação do TCE e recomendação do Ministério Público.
“Vou conversar com a Procuradoria Geral e estou aberto ao diálogo para conversar com os bois”, disse.
A nota de Garantido e Caprichoso, desta noite, também segue o tom ameno e flexível.
“ Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo e destacamos que desejamos que todas as partes envolvidas continuem conversando para encontrar um consenso”, finalizam os bois.
VEJA AS NOTAS DOS BUMBÁS
LEIA TAMBÉM
Desembargador do TJAM mantém Amazon Best na venda dos ingressos do Festival de Parintins 2025