Governo Federal vai levar banda larga a 11 cidades do Amazonas, que atenderá 85 escolas e 12 hospitais
Fibra ótica vai percorrer trajeto entre Tefé, Atalaia do Norte e Tabatinga e implantação da plataforma inicia em janeiro de 2025
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Ministério das Comunicações anunciou uma obra de R$ 268 milhões para implantar internet de banda larga, na Amazônia, que inclui 13 cidades do interior do Amazonas.
As cidades beneficiadas serão Alvarães, Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé, Tonantins e Uarini.
Batizado de “estrada digital”, o projeto está previsto para começar em janeiro de 2025 e contará com uma instalação de 1,1 quilômetros de cabos de fibra ótica que irão conectar escolas públicas, hospitais e centros de pesquisa em regiões de difícil acesso.
Ao todo, serão favorecidos com a implantação digital, 85 escolas públicas, 12 hospitais e sete centros de pesquisa.
A infovia, que faz parte de oito “estradas digitais” implantadas na região Norte, será viabilizada por uma plataforma fluvial, percorrendo o trajeto entre Tefé (AM) e Atalaia do Norte (AM), até Tabatinga (AM), município localizado na tríplice fronteira com Colômbia e Peru.
Ao todo, o Governo Federal investirá R$ 1,3 bilhão para beneficiar 59 municípios na Amazônia.
“Essa obra é essencial para levar internet para pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com pouca cobertura das operadoras”, afirma o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
“Vamos levar conectividade para elas, para que possam ser inseridas no mundo digital e usar mais serviços públicos com qualidade, como a internet em sala de aula”, completa o ministro das Comunicações.
Prefeito David Almeida visita cardeal Steiner e bispo da Arquidiocese de Manaus