Prestigiado, desembargador Jomar Fernandes toma posse como novo presidente do TJAM
Novo presidente do TJAM prometeu atenção as comarcas do interior e ampliar a conectividade com as cidades mais distantes
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) realizou nesta quinta-feira (09/01), no Teatro Amazonas, a sessão solene de ratificação de posse dos seus novos gestores para o biênio 2025/2026: desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes, como presidente da instituição; desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, como vice-presidente; e desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, como corregedor-geral de Justiça.
“O Tribunal de Justiça era administrado, conjuntamente. A expectativa é dar prosseguimento ao trabalho desenvolvido por todos os nossos ex-presidentes que nos colocaram0s, exitosamente, no ranckin do CNJ ( Conselho Nacional de Justiça), o TJAM alcançou o Selo Diamante que é a premiação máxima”, afirmou Jomar Fernandes.
Novo presidente do TJAM prometeu também mais atenção as comarcas do interior e ampliar a conectividade com as cidades mais distantes.
Na mesa de autoridades formada para a cerimônia estavam a desembargadora Nélia Caminha Jorge, então presidente do TJAM; a procuradora-geral de Justiça por substituição legal, Anabel Vitória Mendonça de Souza; o governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima; os ministros do STJ, Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, e ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca; a ministra, Maria Elizabeth Rocha, eleita para a Presidência do Superior Tribunal Militar; desembargadores do TJAM; membros de outros tribunais do País e autoridades militares e civis. Também participaram da solenidade demais magistrados e servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas.
“Vivemos um novo momento no Judiciário e reafirmo a necessidade do apoio do Poder Judiciário contra as fake news. Que sua gestão seja pautada pela ética, desembargador Jomar, e reitero os votos de bom êxito à frente do Tribunal”, disse o presidente da Aleam, Roberto Cidade.
O governador Wilson Lima em seu pronunciamento, ressaltou a importância do diálogo entre os poderes para o bom desempenho dos trabalhos em prol da população do Amazonas. Também parabenizou os novos gestores do TJAM e destacou o comprometimento do novo presidente com as questões sociais, elogiando a dedicação e o espaço aberto para os indígenas, como também as ações em parceria entre Executivo e Judiciário para providenciar documentação a indígenas e regularização fundiária.
“Venho aqui em reconhecimento da importância que esse momento tem e da necessidade de caminharmos em parcerias e com outras tratativas importantes, das quais o Estado estará à disposição, visando ao atendimento daquelas pessoas que mais precisam, sobretudo aquelas do interior. Nós caminhamos com algumas parcerias importantes e o desembargador Jomar Fernandes ocupava o cargo de corregedor do Tribunal de Justiça na área de regularização fundiária, onde conseguimos avanços significativos”, afirmou o governador.
Cumprimentos
A presidente eleita do Superior Tribunal Militar (STM), Maria Elizabeth Teixeira Rocha, que tomará posse no cargo no próximo mês de março, destacou que a gestão que se inicia no TJAM, para o biênio 2025/2026, certamente será marcada de êxitos, uma vez que três grandes magistrados estão assumindo a direção da Corte. “Já nesta cerimônia de posse, os novos dirigentes mostraram a importância da inclusão, a importância de temas como, a regularização fundiária e de outras ações que devem estar na agenda do Judiciário”, afirmou a ministra.
Para o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Reynaldo Soares da Fonseca, “a solenidade de posse da nova direção do Tribunal de Justiça do Amazonas demonstra que o Poder Judiciário, além de estar inserido nas novas tecnologias e naquilo que se exige, hoje, de um Judiciário informatizado, digital, também está preocupado com os aspectos humanos e ambientais da região”.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Simonetti, falou da satisfação da entidade estar presente no momento em que a Corte de Justiça amazonense se renova. Parabenizou a ex-presidente, desembargadora Nélia Caminha Jorge, pelo trabalho realizado nos últimos dois anos e desejou sucesso à nova gestão colocando a OAB à disposição dos projetos e ações do TJAM.
O deputado federal Amon Mandel (Cidadania), representante da Câmara dos Deputados no evento, enfatizou que acompanha a trajetória dos novos dirigentes e acredita que desenvolverão ações que influenciarão positivamente na prestação jurisdicional ao cidadão.
Despedida
A desembargadora Nélia Caminha Jorge fez seu discurso de despedida afirmando que teve a honra e a responsabilidade de exercer a Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas e que se despede da função com a certeza do dever cumprido. Agradeceu a Deus, ao apoio de colegas magistrados, de servidores, estagiários e colaboradores comprometidos com os valores da ética, imparcialidade e excelência no desempenho do serviço público.
“Deixo a presidência do TJAM com o coração pleno de esperança. Confio plenamente na competência e no compromisso daqueles que darão sequência a esse trabalho e sei que a nova gestão continuará a trilhar o caminho da inovação e da eficiência. Despeço-me como presidente, mas sigo como servidora da Justiça e da sociedade. Reafirmo meu compromisso com o povo do Amazonas e com os valores que sempre guiaram minha trajetória”, afirmou a desembargadora Nélia Caminha Jorge.