Ministério Público acaba com fila antecipada e manda Prefeitura e bois retirarem torcedores

MP recomendou que filas somente poderão ser formadas por torcedores dos bumbás no dia 27 de junho, quando inicia a disputa do Festiva de Parintins

Torcedores dos bois Caprichoso e Garantido

PARINTINS, AM — O Ministério Público do Amazonas entrou na “disputa” do Festival de Parintins. Mas foi para recomendar ordenamento e a retirada de torcedores que, desde o dia 18 de junho, acampavam de forma irregular nos arredores do Bumbódromo.

O MP considerou que a arquibancada do povão é gratuita, mas que pessoas ficam na fila como meio de vender comercialmente os espaços, o que tem gerado relatos de brigas e confusões entre os presentes.

O Termo de Reunião foi assinado nesta quinta-feira (20/06), por representantes do MP, Prefeitura de Parintins, Polícia Militar, Empresa Municipal de Trânsito e Transporte, Secretaria Municipal de Comunicação, Secretária Municipal de Terras, além de dirigentes dos bois Caprichoso e Garantido.

O documento determina que a formação das filas só poderá ocorrer a partir das 10h da manhã do dia 27 de junho, data de início do Festival, ficando proibida qualquer tentativa de demarcação antecipada de espaço.

Para garantir o cumprimento da medida, as ações de fiscalização e remoção de objetos usados para reservar lugar, como caixas, cadeiras, tendas e cordas, começam no dia 22 de junho, às 9h da manhã, e seguirão diariamente até o Festival.

Os materiais recolhidos poderão ser resgatados posteriormente, mediante registro e identificação.

Além disso, serão realizadas campanhas educativas para conscientizar o público e combater o comércio ilegal de espaços nas filas.

Segundo o MP, o objetivo é assegurar uma participação isonômica e organizada, preservar o uso coletivo do espaço público e garantir a segurança e acessibilidade para todos, em especial para pessoas com deficiência, idosos e crianças.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *