Parintins 171 anos: prefeito inaugura Mercado Lindolfo Monteverde no berço do Boi Garantido

Bi Garcia encerrou, neste sábado (14), maratona de inaugurações com a entrega do novo mercado e urbanização na Baixa do São José

Mercado Lindolfo Monteverde, na Baixa do São José (Foto: Yuri Pinheiro/Secom)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – De 10 a 14 de outubro, o prefeito de Parintins, Bi Garcia, promoveu uma maratona de inaugurações nas zonas urbana e rural do município, em comemoração aos 171 anos da cidade.

A jornada foi encerrada neste sábado, dia 14, com a inauguração do novo Mercado Lindolfo Monteverde e urbanização da Baixa do São José, conhecida popularmente como Baixa da Xanda (berço do Boi Garantido).

Foram entregues a pavimentação, construção de rampa de acesso para o rio Amazonas e praça de convivência.

A solenidade foi prestigiada pela deputada estadual Mayra Dias (Avante), presidente da Câmara, Alex Garcia (PSD), vereadores Mateus Assayag (PL), Telo Pinto (PSDB), Vanessa Gonçalves (PP), Cabo Linhares (UB) e o presidente do Boi Garantido, Fred Góes.

Além da inauguração na Baixa da Xanda, o prefeito de Parintins também fez a assinatura da ordem de serviço para a construção da Casa da Cultura e do Mercado Municipal Luiz Gonzaga. As obras serão executadas com recursos próprios do Município.

CERIMÔNIA

Bisneta de Lindolfo Monteverde, a jornalista e professora Suzan Monteverde destaca que as inaugurações promovidas na Baixa da Xanda são a realização de um sonho para todos da região.

Segundo Suzan, as obras engrandecem o berço do Boi Garantido e tornam a Baixa um dos mais importantes pontos turísticos de Parintins.

“É uma alegria, uma satisfação imensa ver que a nossa comunidade da Baixa ganha uma praça, um mercado; ganha qualidade de vida; ganha um bem estar social porque a gente está falando de um processo de sociabilidade das pessoas e não só para os jovens, mas para todos os idosos que ganham um ponto de encontro que, com certeza, será um local muito apreciado por toda a população de Parintins”, disse.

De acordo com o prefeito Bi Garcia, o conjunto de obras de urbanização e embelezamento da Baixa do São José começou a ser pensado em 2004 junto aos moradores do local.

Garcia salienta que todo esse trabalho, que culminou com a inauguração do novo Mercado Lindolfo Monteverde, urbanização e construção de praça de convivência, iniciou com a construção de um muro de contenção. Todo o conjunto de obras foi pensado para melhorar a acessibilidade e promover melhorias da qualidade de vida do povo da localidade.

“Esse trabalho de revitalização da Baixa começou com a a construção de um muro de arrimo em formato de ferradura, um aterro. E hoje é uma realidade com a conclusão da urbanização de 100% da Baixa e a construção do Mercado Lindolfo Monteverde. É uma homenagem à Xanda, que era mãe do Lindolfo e era realmente conhecida como Baixa da Xanda. E agora o Mercado Lindolfo Monteverde se torna esse cartão postal bonito e que sem dúvida nenhuma vai manter viva a história da família Monteverde e a história do Boi-Bumbá Garantido”, conclui Bi Garcia.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831