PT tem até 30 de novembro pra decidir sobre candidatura própria e apoios

Em Parintins (AM), o PT vem intensificando seus preparativos para as eleições de 2024

PT Parintins se prepara para eleições 2024 (Foto: Divulgação)

DEAMAZÔNIA PARINTINS, AM – O Partido dos Trabalhadores (PT) de Parintins está intensificando seus preparativos para as eleições de 2024, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Comissão Executiva Nacional do partido. Em todo Brasil, o prazo para a sigla definir a indicação de candidaturas próprias e apoios é até o dia 30 de novembro de 2023.

O PT, que integra a Federação Brasil da Esperança junto com PV e PC DOB, divulgou, no dia 28 de setembro, os critérios para a indicação de candidaturas do PT.

Entre outros pontos, o documento determina que, nos municípios onde não houver consenso, o Diretório Municipal terá até 30 de novembro de 2023 para deliberar sobre as candidaturas ou propostas de coligação.

O presidente do PT Parintins, Erlisson Cidade, falou do compromisso do partido com a resolução. “Vamos seguir rigorosamente a resolução. O PT participará do pleito de 2024 com transparência e democracia”.

No início do mês, o ex-diretor do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus Parintins, Kleber Britto, lançou sua candidatura a prefeito para as eleições 2024, pelo PT. No entanto, Cidade reagiu afirmando que a decisão final é do diretório municipal.

“Nosso partido é tão democrático que permite este tipo de manifestação de qualquer filiado. Mas a decisão final, continua sendo do diretório municipal”, disse o presidente da sigla em Parintins.

RESOLUÇÃO DO PT
A resolução estabelece que, quando a decisão contar com o apoio de 2/3 (dois terços) dos membros da instância, ela seguirá imediatamente para a homologação das instâncias superiores, conforme o artigo 5. b.

No caso de não ser possível atingir essa maioria qualificada, a instância municipal decidirá pela realização de prévias ou de um Encontro Aprovado pela CEN (Comissão Executiva Nacional) em 28 de setembro de 2023, como metodologia para a escolha da candidatura majoritária.

ENCONTROS MUNICIPAIS
Os Encontros Municipais, marcados para acontecerem de 6 de novembro de 2023 a 15 de abril de 2024, terão um calendário definido em conjunto com as instâncias superiores do partido. Esses eventos desempenharão um papel crucial na envolvência da base e da militância nas decisões sobre os rumos do PT para as eleições.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Conteúdo Protegido Jonas Santos (92) 99229-8831