PF e Polícia Nacional da Colômbia desmobilizam garimpo ilegal de ouro no AM

Operação, que teve também o apoio do Ibama, destruiu sete dragas e equipamentos destinados ao garimpo ilegal, na região de fronteira do estado

Durante a Operação Fronteira de Ouro foram inutilizadas sete dragas e demais equipamentos (Foto: divulgação/Polícia Federal no Amazonas)

DEAMAZÔNIA TABATINGA, AM – A Polícia Federal, em ação conjunta com o Ibama e a Polícia Nacional da Colômbia, desmobilizou um garimpo ilegal que retirava ouro no leito dos rios transfronteiriços em território brasileiro e colombiano, especialmente nos municípios de Japurá e Santo Antônio do Içá, região de fronteira do estado.

A Operação Fronteira de Ouro foi deflagrada no período de 1º a 3 de dezembro.

Segundo a PF, devido o local de difícil acesso, foram destruídas sete dragas grandes, uma embarcação, um retro e uma balsa de combustível que eram empregadas na extração ilegal do minério na região.

Para esse trabalho em solo brasileiro, a Polícia Federal destacou cerca de 10 policiais treinados para realizar abordagens táticas a embarcações.

A ação também contou com o trabalho de explosivistas policiais e agentes do Ibama. Já em solos colombianos, a ação contou com os Policiais da PNC para dar apoio e realizar, concomitantemente, a operação de cunho internacional.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *