Em Manaus, Biden anuncia US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia
Presidente dos Estado Unidos sobrevoo floresta amazônica e visitou o musa; governo do Amazonas quer embaixada Americana em Manaus
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou, neste domingo (17), o investimento de US$ 50 milhões para o Fundo Amazônia.
Joe Biden desembarcou em Manaus por volta das 12h30, no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, zona oeste, após cumprir agenda no Peru. De Manaus o democrata vai para o Rio de Janeiro onde participará da cúpula do G20.
O presidente americano chegou a Manaus acompanhado da embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elisabeth Frawley Bagley. No aeroporto Binden foi recepcionado pelo governador Wilson Lima.
Essa é a primeira vez que um presidente dos EUA visita o estado durante o mandato.
Em Manaus, Joe Biden seguiu de helicóptero e fez um sobrevoo na floresta amazônica. Depois o presidente dos EUA visitou o Museu da Amazônia, Musa, no Inpa, e reuniu com lideranças indígenas.
“Conversei com o presidente, que está muito feliz de estar aqui no Amazonas. Falei da importância simbólica disso para a Amazônia, da importância que o governo dá para o Amazonas de se deslocar dos Estados Unidos até aqui. Falei da preocupação com o desenvolvimento sustentável, sobretudo com a proteção das pessoas. Naturalmente, fiz um apelo para que pudéssemos fortalecer essas relações, no sentido de beneficiar as populações da Amazônia. E fiz um pedido para que pudéssemos ter um escritório da embaixada americana para suporte aos americanos e emissão de vistos”, afirmou Wilson Lima.
Nos últimos anos, Wilson Lima tem buscado estreitar os laços com os Estados Unidos nas áreas de turismo e meio ambiente.
EMBAIXADA AMERICANA, EM MANAUS
m três oportunidades, o governador destacou a importância da instalação de um escritório da embaixada americana no Amazonas, dada a importância da capital como ponto estratégico para emissão de vistos e, também, para apoiar turistas norte-americanos que desembarcam em Manaus.
A ação demonstra a importância da Amazônia para os Estados Unidos no contexto turístico, econômico, ambiental e na área de educação. Na economia, o Amazonas tem 20 empresas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) com participação de capital norte-americano. Os Estados Unidos também é o principal emissor de turistas para o Amazonas, representando algo em torno de 28% da movimentação de estrangeiros
Em maio deste ano, o governador Wilson Lima também solicitou apoio de cinco congressistas americanos para a instalação de um posto da embaixada dos Estados Unidos em Manaus.
As agendas aconteceram no Capitólio, edifício que abriga o Senado e a Câmara, em Washington D.C. Em novembro deste ano, o governador se reuniu com uma comitiva do consulado dos Estados Unidos para discutir a instalação do escritório.
Para a visita de Biden, o Governo do Estado disponibilizou uma estrutura com efetivo de mil policiais militares, civis, agentes de trânsito, bombeiros, além de profissionais de saúde. O aparato de segurança incluiu apoio no policiamento motorizado e a pé, escolta em todos os pontos de passagem do presidente, além de viaturas de combate a incêndio, equipes táticas, snipers, varredura antibombas, embarcações, unidades de resgate e UTI móvel.
CÚPULA DO G20
Após encerrar a passagem pelo Amazonas, o presidente segue para o Rio de Janeiro, onde participará do G20, nos dias 18 e 19 de novembro. De acordo com agenda divulgada pela Embaixada dos EUA, Biden participará do lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza e de sessões de trabalho da cúpula do G20. A programação termina com um almoço entre Joe Biden com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
FOTOS Diego Peres/Secom | Reprodução