TRE-AM julga hoje (17) se cassa Beleza e convoca novas eleições em Santa Isabel do Rio Regro
Procurador Eleitoral, Edmilson Barreiros Jr, pediu impugnação do registro de candidatura por considerar que José Ribamar Beleza está inelegível
DEAMAZÔNIA MANAUS, AM – O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas vai julgar hoje (17/12) o pedido de cassação do registro de candidatura do prefeito reeleito de Santa Isabel do Rio Negro, José Ribamar Beleza (União Brasil).
O julgamento, de recurso impetrado pelo MDB de Santa Isabel, está na pauta do TRE-AM para acontecer às 12h. Se Beleza for cassado Santa Isabel do Rio Negro poderá ter novas eleições para prefeito.
O procurador Regional Eleitoral, Edmilson Barreiros Júnior, se manifestou favorável à impugnação da candidatura de José Ribamar Beleza, por considerar que o prefeito reeleito está inelegível por oito anos.
Segundo o MPE, Beleza foi condenado pelo Tribunal Federal da 1ª Região, que suspendeu os direitos políticos do prefeito de 2018 até abril de 2026.
O procurador pediu que o TRE anule os votos do prefeito reeleito e convoque novas eleições no município.
“Não há que se falar em soberania da vontade popular quando se constata que o candidato eleito não estaria apto, nem mesmo para ser candidato, quanto mais para assumir o cargo político disputado”, diz trecho do parecer do procurador Regional Eleitoral. José Beleza foi reeleito com 3.900 votos, (58,97%).
Ele disputou a eleição com Rubens Neto (PRD) que recebeu 1.292 votos (19,53%) e Araildo Careca (MDB) que ficou em terceiro com 1.227 votos (18,55%).
Em quarto Carlos Santos (PL) obteve 195 votos ( 2,95%).
DIPLOMAÇÃO ON LINE
Já o juiz Eleitoral de Santa Isabel, Túlio Oliveira Dorinho, marcou a diplomação do prefeito reeleito, José Beleza e da vice-prefeita, Alice Beleza ( filha do prefeito), para às 17h, desta terça-feira (17), que coincide com a mesma data do julgamento no TRE.
A diplomação do prefeito e vereadores eleitos será on line.
LEIA MAIS
Amazonas Energia pede a Aneel mais 60 dias de prazo para repassar distribuidora a Ambar